Palavra Livre

Tâmo junto

A política iguaçuense segue a todo vapor. Quem acompanha as redes sociais do general Joaquim Silva e Luna (Republicanos) tem visto a presença frequente da ex-vereadora Inês Weizenmann (PL) que pode ser uma provável vice na chapa do militar. Silva e Luna prefere uma vice mulher e Inês Weizenmann sempre é lembrada pela amizade de longa data com o governador Ratinho Junior (PSD) que ainda não decidiu sobre seu apoio na corrida eleitoral em Foz.

 

Corrida

Há uma corrida frenética de prefeitos e pré-candidatos aos gabinetes dos deputados estaduais em Curitiba e dos deputados federais em Brasília em busca de apoio nas indicações dos partidos às eleições municipais de outubro.

 

Livres

Os ex-vereadores Daniel Novaes, Maninho de Souza e Marcelinho Moura estão livres para disputar a eleição da Câmara de Vereadores em outubro. A Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná acatou, por unanimidade, o recurso dos três frente às pendengas judiciais que podiam deixá-los inelegíveis. Daniel, Maninho e Marcelinho devem se filiar ao PMDB ou PSDB.

 

União Brasil

O empresário José Elias Castro Gomes, presidente do União Brasil em Foz do Iguaçu, se reuniu nesta semana em Curitiba com o presidente estadual do partido, deputado Felipe Francischini, e com o deputado Luiz Fernando Guerra. Na pauta, a definição das chapas proporcional e majoritária para as eleições de outubro. José Elias acredita que até março estará tudo definido. O presidente nacional do partido, deputado Luciano Bivar (PE), articula sua recondução no comando da sigla.

 

Pré-candidato

O ex-prefeito Edgar Bueno (PSDB) deve disputar a sucessão do prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) em Cascavel. Edgar já foi três vezes prefeito e duas vezes deputado estadual.

 

Ato falho

O vereador Pier Petruzziello (PP) propôs uma moção de desagravo às declarações do presidente Lula (PT) comparando a guerra de Israel contra o Hamas ao holocausto nazista. Desagravo significa reparação de afronta ou injúria. O vereador pretendia dizer o contrário.

 

Galo no PT

O deputado Galo pretendia se filiar ao PT e sofre resistência de setores do partido. “Até as capivaras do Parque Barigui percebem que esse senhor pode ser muitas coisas, menos petista. Estou seguro de que a executiva do PT Paraná rejeitará a filiação desse sujeito. O PT é diferente dos demais partidos. Ou deveria ser”, diz o advogado Wilson Xixo Ramos.

 

Novo secretário

O prefeito Ulisses Maia (PSD) anunciou o empresário George Coelho como o novo secretário de Aceleração Econômica e Turismo de Maringá.

 

Seguro

A CNT ingressou com pedido de amicus curiae na ação no STF que defende a constitucionalidade da nova lei do seguro de cargas. A CNT defende o interesse de mais de 166 mil empresas que serão impactadas pelos efeitos decorrentes do julgamento da ADI. Segundo a CNT, a nova disposição normativa privilegia o princípio da não intervenção na economia e no mercado.

 

Na Paulista

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), fez questão de marcar presença no ato da Avenida Paulista em São Paulo convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que defendeu a anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.

 

Referência

A Central do Empreendedor de Foz do Iguaçu recebeu o quarto Selo Ouro Sebrae de referência em atendimento. O selo foi  entregue aos dirigentes Leandro Côrrea e Joice Lídia da Silva durante evento em Curitiba. A premiação reuniu mais de 600 participantes do Paraná, incluindo representantes de Salas e Centrais do Empreendedor e de Pontos de Atendimento.

 

Vacinação

A Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu inicia hoje a vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos. São 7.909 doses que estarão disponíveis nas 29 unidades básicas de saúde.

 

Coleta de lixo

Curitiba é a melhor capital brasileira em coleta de lixo e também a melhor capital do país em saneamento básico para todos os grupos sociais, segundo dados do censo divulgados pelo IBGE. Curitiba atende com coleta de lixo 99,86% da população.

 

Recorde

As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná têm 19.362 vagas de emprego com carteira assinada, o maior número de oportunidades do ano, superando os 18.931 postos de trabalho oportunizados na última semana de janeiro. Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município ou pelo link: https://www.trabalho.pr.gov.br/agendamento.

 

Inscrições abertas

Seguem até 9 de abril as inscrições para o vestibular da UTFPR para 4.219 vagas em 106 cursos, em 13 campi no Paraná.

 

Parcerias

A Fiep articula parcerias para a qualificação profissional e inserção de novos profissionais no mercado industrial. Nesta semana, representantes da Fiep se reuniram com o secretário Mauro Moraes (Trabalho) em Curitiba, para fomentar novas parcerias em qualificação e inserção profissional no setor industrial.

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *