Ponte da Integração Brasil-Paraguai em Foz do Iguaçu ganha iluminação cênica
A Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, a segunda unindo os dois países na região de Foz do Iguaçu recebeu, na noite desta terça-feira (8), o primeiro teste de iluminação cênica com as cores símbolos das duas nações. A passarela estaiada de 760 metros de extensão chamou a atenção com as tonalidades verde, amarelo, azul e branco (lado brasileiro) e vermelho, azul e branco (lado paraguaio). “A expectativa, com esta ação que tem apoio da Prefeitura Municipal, é proporcionarmos um novo atrativo turístico para o destino”, disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD).
A estrutura, financiada com recursos da Itaipu Binacional, está praticamente concluída e vai permitir, tão loco terminarem as obras complementares de acesso em ambos os lados da fronteira, a ligação rodoviária das aduanas do Paraguai e Argentina direto com a BR-277, evitando o tráfego de caminhões com cargas pela região central de Foz do Iguaçu. As cores da Ponte da Integração, que já impressiona na paisagem noturna da Tríplice Fronteira, são projetadas nas torres e fios através de um sistema de iluminação de LED.
“Estes shows de cores e luzes completa a beleza de uma das regiões mais importantes para o turismo de Foz do Iguaçu, que é o Marco das 3 Fronteiras e que conta também com a roda-gigante, atrativos que encantam nossos visitantes”, completou Chico Brasileiro. A Ponte da Integração é do tipo estaiada e possui duas torres de sustentação, com 120 metros de altura. São 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros.
Procedimento
A construção da ponte é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, que ficou responsável pela licitação e fiscalização das obras através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), do Governo Federal e da Itaipu Binacional. O secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana, acompanhou o teste. Segundo ele, as cores cênicas trarão complementam a beleza da região do Marco das 3 Fronteiras, próximo ao encontro de Brasil, Paraguai e Argentina.
Alliana lembrou que o consórcio responsável pela execução da obra, idealizou a iniciativa, enquanto a Prefeitura se responsabilizou com o custo da energia e manutenção do sistema. “A ideia é integrar a iluminação com o atrativo do Marco, talvez inclusive fazer um acendimento diário com horário programado criando mais uma atração no local”, completou o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu.
- Da Redação / Foto: Cipriano Limas de Oliveira Junior