Pesquisa aponta alto índice de satisfação de passageiros do Aeroporto de Foz do Iguaçu
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU), administrado pela CCR Aeroportos, recebeu avaliações positivas dos passageiros entre agosto e dezembro de 2024. Segundo levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), todos os indicadores analisados atingiram notas entre 4 (bom) e 5 (muito bom), mantendo a média estabelecida pelo órgão regulador.
Apesar das obras de modernização, os passageiros destacaram aspectos como conforto das áreas de embarque, limpeza do terminal, qualidade do wi-fi, tempo de espera no check-in e facilidade no acesso às informações. A primeira pesquisa de 2025, realizada em janeiro, confirmou a manutenção dos altos índices de satisfação.
Para o gerente do Aeroporto de Foz, Wander Melo Junior, o resultado reflete o empenho das equipes em garantir um bom atendimento aos passageiros, mesmo durante as obras.
“2024 foi um ano muito desafiador, com obras em todas as áreas do aeroporto. Foram muitos desvios para os passageiros, tapumes, ruídos. Nossa equipe teve um papel crucial em observar e concentrar esforços na limpeza do terminal, no acompanhamento aos passageiros, dando uma atenção maior e repassando informações sobre as obras. Nossa equipe foi fundamental para este resultado”, afirmou.
Itens avaliados
Os passageiros avaliaram 13 indicadores, atribuindo notas de 1 a 5 para cada quesito. Todos os itens registraram notas superiores a 4, com índices de satisfação que chegam a 94%. As pesquisas são feitas mensalmente dentro das salas de embarque com passageiros de voos nacionais e internacionais.
Os itens mais bem avaliados foram:
Conforto das áreas de embarque;
Limpeza do terminal e dos banheiros;
Disponibilidade de wi-fi;
Facilidade no acesso às informações;
Tempo de espera no check-in;
Qualidade do estacionamento;
Relação custo-benefício da alimentação;
Facilidade de acesso ao terminal.
Crescimento do movimento
O Aeroporto de Foz do Iguaçu registrou um crescimento no fluxo de passageiros. Entre janeiro e dezembro de 2024, mais de 2 milhões de viajantes embarcaram e desembarcaram no terminal, um aumento de 6% em relação a 2023, quando foram contabilizados 1,9 milhão de passageiros. Desde que a CCR assumiu a administração, em 2022, quando o terminal recebeu 1,4 milhão de passageiros, os números seguem em crescimento.
“O crescimento tem relação com três fatores: a retomada da economia no pós-pandemia, o trabalho desenvolvido por todo trade turístico para divulgação do Destino Iguassu e o trabalho de negócios feito pela CCR junto às companhias aéreas, que busca manter os voos existentes de maneira sustentável, com o melhor aproveitamento deles e a negociação de novas rotas”, explicou Wander Melo Junior.
Perspectivas
Com as melhorias estruturais em andamento, a expectativa é de que a satisfação dos passageiros se mantenha alta ao longo de 2025.
“Estamos dentro do que a ANAC estabelece e o foco para este ano está em melhorar a experiência do cliente. Com as obras, as áreas ficaram mais amplas e modernas, com melhor iluminação, espaços limpos e bem cuidados que com certeza irão refletir na avaliação dos passageiros”, ressaltou o gerente do terminal.
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos faz parte do Grupo CCR e opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 terminais, incluindo Curitiba, Londrina, Goiânia, São Luís, Navegantes e Teresina. No exterior, está presente na Costa Rica, Equador e Antilhas Holandesas, movimentando cerca de 43 milhões de passageiros por ano.
- Da redação com assessoria / Foto: Kiko Sierich/ CCR Aeroportos
Mais de 2 milhões de passageiros passaram pelo Aeroporto de Foz do Iguaçu em 2024
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, sob gestão da CCR Aeroportos, fechou o ano de 2024 com mais de 2 milhões de passageiros, um aumento de quase 6% na comparação com 2023, quando passaram pelo terminal cerca de 1,9 milhão de passageiros.
Os números representam um novo recorde anual desde o início da administração da CCR, em 2022, quando passaram pelo aeroporto 1,4 milhão de passageiros. Para o gerente do Aeroporto de Foz, Wander Melo Jr., o crescimento acelerado é reflexo de um trabalho integrado do trade turístico e da CCR na promoção do destino.
“O crescimento tem relação com três fatores: a retomada da economia no pós pandemia, o trabalho desenvolvido por todo trade turístico para divulgação do Destino Iguassu e o trabalho de negócios feito pela CCR junto as companhias aéreas, que busca manter os voos existentes de maneira sustentável, com o melhor aproveitamento deles e a negociação de novas rotas”, explica.
Obras
Em 2024, a CCR Aeroportos concluiu as obras de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, frutos de um investimento de R$ 350 milhões.
Modernizado e com mais possibilidades para atrair novas rotas, a expectativa é que o número de passageiros cresça em 2025. Para isso, a concessionária mantém diálogo permanente com as companhias aéreas, com o objetivo de reforçar a demanda e o potencial econômico e turístico da região.
- Da assessoria