Parque Nacional do Iguaçu conecta cultura e natureza no espetáculo Natal nas Cataratas
O Parque Nacional do Iguaçu, abrigo das maravilhosas Cataratas do Iguaçu, realizou em 2024 a primeira edição do Natal nas Cataratas, incluindo coral e orquestra, além do lançamento da Árvore da Vida. O evento tem como objetivo eternizar essas celebrações como uma tradição do parque neste período de festas, destacando a integração entre a natureza e a cultura local.
Os visitantes do Parque Nacional do Iguaçu puderam contemplar a “Sinfonia do Nascimento”, uma apresentação de Natal do grupo Doxologia, que teve orquestra e coral. O grupo simbolizou o Natal com uma encenação de adultos e crianças, em que os pequenos conquistaram o público do espetáculo. Quem assistiu se encantou com a sinfonia de jazz e lírica, além das coreografias.
Mario Macedo, CEO da Urbia Cataratas (concessionária que administra a visitação turística do Parque Nacional do Iguaçu), falou sobre criar uma tradição: “Estamos iniciando uma nova tradição, que vai além das luzes e decorações típicas de Natal. Nosso objetivo é oferecer um Natal diferente, que une a grandiosidade da natureza à valorização da cultura, da história e da biodiversidade da nossa região.”
Árvore da Vida (Yvyra Tekoha) – Para enfeitar o parque e dar ainda mais significado ao evento, a unidade inaugurou a Árvore da Vida (Yvyra Tekoha, em guarani), que simboliza a interconexão entre todas as formas de vida. A obra é inspirada na espécie cecrópia, nativa da Mata Atlântica, e contou com a decoração artesanal feita pelos povos originários, com elementos inspirados na fauna e flora do parque.
O conceito de “Árvore da Vida” pode referir-se a diferentes aspectos de culturas e contextos, desde filosóficos e espirituais a biológicos e genealógicos. Na representação que está exposta no Parque Nacional do Iguaçu, a árvore simboliza a conexão entre toda a vida e a interdependência dos seres vivos. Uma peça que destaca a rica biodiversidade desse Patrimônio Mundial Natural.
Núcleo Criança de Valor – Entre as atrações deste Natal especial, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 50 crianças do Núcleo Criança de Valor, de Foz do Iguaçu, que além de assistirem às apresentações cantaram uma música junto à orquestra. O maestro Bruno Gustavo, responsável pelo coral do espetáculo, compareceu ao NCV para ensaiar com as crianças, que se apresentaram lindamente para encerrar as apresentações.
Horário de funcionamento ampliado – O Parque Nacional do Iguaçu terá horário ampliado nesta alta temporada, que inclui o período de final de ano e férias escolares. A partir do dia 21 de dezembro, até 31 de janeiro de 2025, a unidade abrirá todos os dias, das 8h às 16h. O aumento no horário de visitação proporciona mais tempo aos visitantes e melhora a experiência do passeio na Maravilha Mundial da Natureza.
Visite o Patrimônio Mundial Natural – Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente pelo site oficial (www.cataratasdoiguacu.com.br), escolhendo o dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e durante a noite possuem vagas limitadas.
Para mais informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu, entre em contato com a Naipi, assistente virtual do parque, pelo WhatsApp: 45 3521-4438.
Mais informações
www.cataratasdoiguacu.com.br
Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu