Espaço Cultural Rota da Seda é inaugurado na Fundação Cultural
Foi inaugurado em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (19) a o do Espaço Cultural Rota da Seda, na Fundação Cultural, consolidando os laços históricos e culturais com a China. O espaço reúne artefatos que simbolizam a conexão entre as culturas, como a flâmula que representa a cidade como membro fundador da Aliança Internacional de Turismo das Cidades da Rota da Seda e o dragão usado nas celebrações do Ano Novo Chinês.
Desde 2017, ações como o Ano Novo Chinês, o Festival da Lua Cheia e a irmandade com Xiamen têm fortalecido essa relação. A cerimônia contou com autoridades locais e representantes chineses, como Wang Zhiwei, da Embaixada da China, que destacou os reflexos do intercâmbio no turismo da região. “Queremos promover mais atividades e parcerias”, afirmou.
O prefeito Chico Brasileiro ressaltou o papel estratégico da China como um dos maiores emissores de turistas. Já o representante da comunidade chinesa local, Sinky Chen Jish, agradeceu pelo esforço conjunto.
No evento, foi apresentado o diagnóstico das relações internacionais de Foz, elaborado em colaboração com a UNILA e outras instituições. A professora Suellen Oliveira destacou a diversidade cultural como o principal fator de destaque, consolidando Foz do Iguaçu como patrimônio intercultural.
- Foto: Bruno Costa/PMFI