Parque Nacional do Iguaçu chega aos 85 anos demonstrando vigor em conservação e visitação

O dia ensolarado estava apenas começando na última segunda-feira (08), quando o cabo Czar e o soldado Marafon da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) faziam um patrulhamento de rotina e se depararam com uma família de felinos. Uma fêmea de onça parda e seus dois filhotes passeavam quase alheios ao vai e vem da rodovia. A cena acima poderia integrar um documentário da National Geographic, mas se tornou rotina nos últimos tempos no interior do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina.

O Patrimônio Mundial Natural, que abrange mais de 185 mil hectares (aproximadamente 1,7 mil quilômetros quadrados), está completando 85 anos de criação nesta quarta-feira (10), cada vez mais consolidado como uma referência na preservação e conservação de espécies da fauna e da flora e destaque do turismo nacional e internacional. A unidade de conservação foi criada em 10 de janeiro de 1939, pelo Decreto-Lei 1.035, do então presidente da República Getúlio Vargas, após um pedido do “Pai da Aviação”, Alberto Santos Dumont, que visitou o local em 1916.

 

Patrimônio Mundial Natural da Unesco

Em 1986, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu o título de Patrimônio Mundial Natural, concedido pela Unesco. A imensa área, remanescente da Mata Atlântica, abriga ainda Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza reconhecida desde 2011, em uma votação mundial. A área é propícia para a reprodução de onças-pintadas, maior felino da América do Sul. De acordo com o censo de 2022, haviam aproximadamente 93 indivíduos da espécime no Corredor Verde de Brasil e Argentina, sendo que cerca de 33 do lado brasileiro.

O Parque se consolidou, nestes 85 anos de história, como referência na conservação da natureza e no turismo sustentável no mundo. O local, que é um dos mais visitados do Brasil (mais de 1,8 milhão em 2023),  abriga uma fauna constituída por mais de 12 espécies de anfíbios, 48 tipos de répteis, 158 espécies de mamíferos, 175 de peixes, 390 espécies de aves e mais de 800 invertebrados identificados. O parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela administração das unidades de conservação federais do Brasil.

 

Atividades

Para marcar os 85 anos do Parque Nacional do Iguaçu, a concessionária Urbia Cataratas, que é responsável pela exploração turística, programou uma série de atividades, que terão início às 8h30 e prosseguem durante todo o dia, até as 16h. Entre as atrações estão uma feirinha regional no Centro de Visitantes, música ao vivo em vários pontos de visitação, apresentações de artistas circenses, personagens da unidade de conservação, além de pipoca e algodão-doce.

Os moradores de Foz do Iguaçu e das cidades lindeiras (Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema) terão entrada gratuita no dia do aniversário da unidade de conservação. Para isto, basta que cada um faça a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis e apresentar um comprovante de residência nominal.

  • Da Redação / Foto: Roger Meireles/arquivo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *