Catedral prepara 15ª edição da Festa Maína, evento que abre as comemorações de São João em Foz
Começaram os preparativos para a 15ª edição da tradicional Festa Maína, evento que abre as comemorações de São João em Foz do Iguaçu. O arraial é organizado pela Associação Cultural e Turística da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe e está programado para ocorrer nos dias 26, 27 e 28 de maio, no estacionamento da igreja, na Vila A. A entrada é gratuita.
A organização das festividades conta com o auxílio de pastorais e movimentos da própria catedral e das paróquias Nossa Senhora das Graças e Perpétuo Socorro. Além de Foz o evento recebe visitantes de várias cidades do Oeste e também dos países vizinhos Paraguai e Argentina.
Nesta edição haverá apresentações de danças elaboradas por grupos de jovens e também pelas equipes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG Charrua). Shows com artistas locais, exposição de artesanato, pescaria, concurso de sinhazinha e, claro, muitas delícias gastronômicas também fazem parte da programação.
Com apoio da Itaipu Binacional, Prefeitura e Câmara Municipal, a abertura da festa ocorrerá às 19h do dia 26 de maio, com uma ampla praça de alimentação. A população poderá desfrutar de muitas guloseimas típicas de São João, como quentão, pipoca, maça do amor, pamonha, curau, bolo de milho, e o famoso pão de Guadalupe.
Para as famílias que desejarem uma refeição mais completa, haverá opção de almoço e jantar com feijoada, carne com mandioca, shawarma e outras delícias. Para distrair e alegrar as crianças, será montado um espaço com brinquedos infláveis para que os pequenos possam se divertir com segurança na presença dos pais.
Realizada desde 2007, a Festa Maína integra o calendário oficial de eventos de Foz e é uma das maiores festas da região. Nos primeiros anos o evento ocorria no Gramadão da Vila A, mas agora vem sendo realizado no estacionamento da própria catedral, com apoio de forças de segurança para garantir a tranquilidade dos moradores e turistas.
Além de levar diversão saudável à população iguaçuense, o evento também serve para arrecadar fundos para o término da obra da catedral, que iniciou no último ano a colocação dos vitrais.
“O Objetivo de organizar e realizar uma festa como esta é oferecer momentos de integração com as demais lideranças das capelas da paróquia catedral e promover a valorização e preservação da cultura popular, do lazer, diversão e cultura dos fiéis de Foz e região, ajudando-os a crescer no espírito comunitário. O evento também tem como intuito aumentar a captação de recursos, para que seja possível o término da nossa catedral e que a mesma seja mantida em boas condições para atender as necessidades da comunidade”, explicou a organização.
Depois da Maína, a segunda maior festa de São João é promovida em junho pela paróquia de mesmo nome, na região central. Em três dias de diversão e partilha, a programação inclui missa, procissão, dança de quadrilha, barracas com comidas típicas, feijoada e o famoso bolo de São João Batista com medalhas.
Arrecadação para a Catedral
A Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe teve sua pedra fundamental abençoada no dia 26 de junho de 2003.O projeto arquitetônico foi de Emilio Benvenuto Zanon e a construção começou em 1° de maio de 2004. Desde então a obra segue, dependendo de doações e promoções da própria igreja para a conclusão, como a Festa Maína.
- Da redação / Foto: divulgação