Atrativos de Foz do Iguaçu são destaque na imprensa nacional

As imagens do Parque Nacional do Iguaçu e seus passeios que vão além da contemplação das Cataratas do Iguaçu, maior conjunto de quedas d’água do mundo e outros atrativos de Foz do Iguaçu ganharam destaque nos últimos dias em dois importantes veículos de comunicação Nacional. O Dia veiculou em seu site uma sequência de stories denominada “De Tirar o Fôlego”, mostrando os principais parques nacionais do Brasil. Já O Globo abordou a unidade de conservação na fronteira do Brasil com a Argentina as “sete maravilhas de um destino superlativo”.

A exibição dos atrativos turísticos de forma espontâneas são fundamentais para Foz do Iguaçu recuperar e superar os números da visitação pré-pandemia, afirmou o prefeito Chico Brasileiro (PSD), ao comentar sobre um programa Fantástico a Rede Globo, que levou a imagem das Cataratas do Iguaçu para mais de 11 milhões de pessoas simultaneamente. “Em 2023, quase 1,9 milhão de pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu, 93% dos 2 milhões de 2019, maior número de ingressos da série histórica do atrativo.

“Sem dúvida, a mídia espontânea como estas de O Dia e O Globo, além do Fantástico e outros programas e emissoras, vai fazer as Cataratas do Iguaçu superar o recorde histórico em 2024”, completou o prefeito. Apesar de ser o principal termômetro do turismo, Chico Brasileiro acredita que Foz do Iguaçu já superou os números de antes da pandemia, se levar em consideração os visitantes que chegam por rodovia e rodoviária, que optam por outros atrativos.

 

“De Tirar o Fôlego”

Com este título, O Dia levou ao ar uma sequência de stories dos melhores parques nacionais do Brasil. “Nesses espaços, a conexão com a natureza é revitalizante, um verdadeiro convite à contemplação e à aventura”, diz a apresentação da peça. Que completa sobre uma imagem aérea das quedas: “Parque Nacional do Iguaçu, Paraná: O local abriga as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das maiores e mais impressionantes quedas d’água do mundo. O parque foi declarado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO em 1986 e é um dos destinos mais procurados por turistas no Brasil”.

“Foz do Iguaçu: sete maravilhas de um destino superlativo”, ressalta a manchete de Ricardo Ferreira em O Globo do Rio de Janeiro. A reportagem afirma que, com pouco mais de 280 mil habitantes, cidade no Paraná detém vocação turística que amplia as opções de roteiro. A lenda sobre o amor dos jovens indígenas Naipi e Tarobá, que lutam contra o deus serpente Mboi, que retorceu o rio num golpe de fúria criando as fendas das Cataratas, abre a narrativa.

 

“Poor Niagara!”

O Globo lembra a passagem do presidente estadunidense Franklin Roosevelt (1882-1945) pelo atrativo, na companhia da primeira-dama Eleonor. “(…) ainda que careça de registros”, destaca o texto, Eleonor, ao se deparar diante do cenário majestoso das Cataratas, teria exclamado uma frase que se tornou um slogan do atrativo: “Poor Niagara!” (“Pobre Niágara”, em português), em referência ao conjunto de três quedas entre Nova York e Ontário, no Canadá.

O jornalão destaca a criação do Parque Nacional do Iguaçu, em 1939, abrangendo mais de 185 mil hectares de reserva de Mata Atlântica, o passeio do Macuco Safari abaixo e sob as quedas das Cataratas e o Parque das Aves. A publicação ressalta ainda o Marco das 3 Fronteiras, a Itaipu Binacional e seu complexo turístico e o circuito de templos religiosos – a mesquita Omar Ibn Al-Khattab e o Templo Budista Chen Tien.

  • Da Redação / Foto: Robson Meireles

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *