Operação retém seis ônibus e R$ 1,5 milhão em mercadorias
Seis ônibus de turismo e R$ 1,5 milhão em mercadorias descaminhadas foram apreendidos na Operação Formiga, realizada por equipes da Receita Federal (RF) e Polícia Federal (PF) de Foz do Iguaçu e Cascavel, ao longo da BR-369, na região de Juranda, a pouco mais de 240 quilômetros da fronteira.
A ação recebeu esse nome em referência ao modus operandi utilizado pelos contrabandistas, que fracionavam as cargas em Foz para o transporte, e reuniam os volumes novamente ao chegarem em Juranda.
De acordo com a RF, a prática começou a ser adotada após o reforço das fiscalizações na fronteira. Com o transporte de produtos em pequenas quantidades, os suspeitos tentavam ludibriar os agentes, passando a ideia de estarem levando apenas mercadorias dentro da cota permitida.
Os seis ônibus retidos têm placas de São Paulo e tinham todos, a mesma cidade como destino. Entre os produtos recolhidos há eletrônicos, sendo a maioria smartphones; além de peças de vestuário, perfumes, bebidas e brinquedos.
Durante vistoria nas bagagens de um dos passageiros, as equipes identificaram também uma mala contendo 18 quilos de maconha. Uma mulher paraguaia foi identificada e presa em flagrante por tráfico.
“As operações conjuntas entre as instituições desempenham um papel crucial no combate ao transporte de mercadorias descaminhadas, contrabandeadas e no combate ao tráfico de drogas. Essas ações coordenadas permitem uma abordagem mais eficiente, contribuindo para proteger a economia nacional, fortalecer a segurança das fronteiras e garantir a integridade do comércio legal”, destacou a Receita Federal.
- Da Redação /Foto: Receita Federal