Assinatura
Câmara Municipal

Luiz Henrique (PT) deve assumir cadeira de vereador de Foz

Eleita deputada estadual, Yasmin Hachem deixará a Câmara de Foz em 2027. A vaga será ocupada pelo suplente Luiz Henrique Dias.

04/10/2026 20h51
Por: Redação
Fonte: Da redação com assessoria
Primeiro suplente da Federação Brasil da Esperança, Luiz Henrique Dias deverá assumir mandato de vereador após a posse de Yasmin. Foto: arquivo pessoal
Primeiro suplente da Federação Brasil da Esperança, Luiz Henrique Dias deverá assumir mandato de vereador após a posse de Yasmin. Foto: arquivo pessoal

A eleição de Yasmin Hachem (PT) para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) provocará uma alteração na composição da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu a partir de 2027. Com a saída da vereadora para assumir o mandato de deputada estadual, a cadeira deverá ser ocupada pelo primeiro suplente da Federação Brasil da Esperança, Luiz Henrique Dias da Silva (PT).

Arquiteto e candidato a vereador nas eleições municipais de 2024, Luiz Henrique recebeu 1.790 votos e ficou como primeiro suplente da federação formada por PT, PCdoB e PV, conforme os resultados oficiais da Justiça Eleitoral.

A substituição ocorrerá após a posse dos eleitos para a nova legislatura estadual, prevista para 2027.

Troca ocorrerá após posse na Assembleia

Até assumir o mandato na Alep, Yasmin continuará exercendo normalmente suas funções no Legislativo municipal.

Com a vacância do cargo, caberá à Câmara Municipal realizar os procedimentos legais para a convocação e posse do suplente, garantindo a continuidade da representação da federação na Casa de Leis.

Uma vez empossado, Luiz Henrique passará a integrar o Legislativo iguaçuense durante o restante da atual legislatura, cujo encerramento está previsto para o fim de 2028.

Como ficou a sucessão na federação

Nas eleições de 2024, a Federação Brasil da Esperança conquistou duas cadeiras na Câmara Municipal.

Na ocasião, Yasmin Hachem, então filiada ao PV, foi eleita com 2.309 votos. A segunda vaga ficou com Valentina Rocha Virginio (PT), que recebeu 2.050 votos.

Com 1.790 votos, Luiz Henrique apareceu logo na sequência da lista da federação, consolidando-se como primeiro suplente e, consequentemente, como o nome apto a assumir a vaga aberta pela eleição estadual de Yasmin.

Quem é Luiz Henrique Dias

Natural de Foz do Iguaçu, Luiz Henrique Dias da Silva é arquiteto e disputou uma vaga na Câmara Municipal pelo PT nas eleições de 2024, utilizando o número 13277.

Embora tenha recebido mais votos individualmente do que alguns candidatos eleitos por outras legendas, não conquistou uma cadeira diretamente em razão das regras do sistema proporcional, que considera o desempenho coletivo dos partidos e federações na distribuição das vagas.

Agora, com a ascensão de Yasmin ao Legislativo estadual, o arquiteto passa a ser o primeiro nome da linha sucessória da Federação Brasil da Esperança.

Nova etapa para Yasmin

Yasmin Hachem iniciou sua trajetória na Câmara Municipal em 2020, quando foi eleita vereadora com 2.228 votos.

Quatro anos depois, conquistou a reeleição ao receber 2.309 votos e iniciou o segundo mandato em janeiro de 2025. Em março de 2026, passou a integrar o PT.

Neste domingo (4), a parlamentar foi eleita deputada estadual e garantiu uma das cadeiras destinadas à região de Foz do Iguaçu na Assembleia Legislativa do Paraná.

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários