No Bico do Corvo

A conta saiu salgada

Ao que tudo indica as condenações do 08/01 seguirão a mesma pegada, de oito a 17 anos de cadeia, mais multa para pagar a porcelana quebrada, ou seja, o prejuízo com a destruição do patrimônio. Dizem que haverá uma revisão das penas, mas a redução ao que parece, será mínima.

 

O que custa mais?

É provável que centenas de manifestantes paguem com cadeia e isso se fará como exemplo, para que situação igual não se repita. As multas são distribuídas como fossem um rateio para devolver aos cofres públicos o que foi gasto para reformar e restaurar os edifícios dos Poderes. No fim das contas o contribuinte ainda vai acabar enfiando a mão no bolso, porque um preso custa caro na penitenciária, bem mais que um aluno na escola.

 

Arrependimento

Há vários casos de pessoas arrependidas e choramingando aos quatro ventos. Dizem que foram chamadas à Brasília para uma coisa e, aconteceu outra. O problema é que aparecem no rol das arruaças, em meio ao quebra-quebra, imaginando que aquilo causaria um levante militar. Que situação? Estão todos pendurados na brocha. Passar 15 anos vendo o Sol nascer quadrado não é fácil. É o desperdício de uma vida e considerando que muitos já possuem mais de 40 anos, o que dizer das famílias?

 

Sobrou até para os advogados

O Ministro Alexandre de Moraes arrepia quando alguém arrisca um discurso fora do tom e induz ao ódio. Nas audiências, ele não poupou advogados e nem mesmo colegas de bancada. E pelo visto é a opinião da maioria, porque Moraes teve mais sete votos unânimes com a sua lista de condenações. E a chalana sobe o rio!

 

No Paraguai

Um dos autores do “quase atendado”, o “ativista” que colocou bomba no caminhão de combustível, ao lado do aeroporto de Brasília andava camuflado em Ciudad Del Este. Contaram para a Corva que ele não estava tão escondido assim, chegou a dar vários passeios por Foz do Iguaçu e em uma ocasião, se gabou da militância. Que tal se o caminhão explodisse, fazendo vítimas inocentes? Disseram que enviariam até uma foto, mas ela não chegou antes do fechamento da coluna.

 

Seo Cid… seo Cid…

Ai…ai…ai… mesmo depois lambido e afagado pelo ex-presidente, andam vazando informações da delação, onde o tenente-coronel teria afirmado que entregou o dinheiro da venda das joias ao Bolsonaro. Isso saiu em todos os grandes jornais. Mas é preciso apurar a veracidade dessa informação, uma vez que ela fica entrando e saindo das páginas o tempo todo.

 

Cuba não vai pagar…

Bonito isso hein? O Brasil empresta uma grana alta para os hemanos cubanos e nada de pagarem nem as prestações? E não querem nem ouvir falar em juros! Que tipo de negócio é esse? Vai acabar sobrando para quem autorizou o empréstimo. Os cubanos esperam uma “flexibilidade” para a dívida de US$ 538 milhões.

 

Conferência de Cultura

Começou ontem, (15) a Conferência Municipal de Cultura. O evento se desenrola nas dependências da Unifoz. É necessário explicar, que a exemplo de outras demandas no passado, o processo de pré-conferências foi bem tenso, a começar pela pressão em volta da construção de um Teatro Municipal, que se tornou pauta em todos os encontros e, passou a ganhar ressonância em diversos veículos de imprensa e locais, na Unila e no próprio Codefoz.

 

Falar em Teatro

O Movimento “Cadê o Teatro?” começou de forma despretensiosa no Instagram e já está pautando muitos setores. Idealizado por professores da Unila, já conseguiu inserir o tema na lista de prioridades da cidade e será entregue ao Diretor de Itaipu nos próximos dias. Agora parece que vai…

 

É pra acreditar?

Na pré-conferência realizada na região do Morumbi, uma pessoa que se autodenomina “diretora” de teatro na cidade, chegou a se posicionar contra a construção do espaço, argumentando que isso atrapalharia os grupos locais. Ninguém entendeu absolutamente nada. Dizem que ela está sendo cobrada até pelos membros da trupe, severamente contrariados com a declaração.

 

Mais um secretário

O PT pode ganhar mais uma secretaria em Foz. Uma fonte quentíssima disse que há uma tratativa entre a prefeitura e um nome do partido, para reforçar ainda mais a sigla no governo municipal. Ao que parece, a indicação contemplaria a outra “ala” do Partido dos Trabalhadores, descontente com a participação de apenas um grupo interno, no governo. Se a informação se concretizar, a cidade passará a contar com o Executivo mais à esquerda do Paraná. Se é que será possível considerar o PT assim, depois dos acordos com centro e direita.

 

Olha a bucha…

A Uber foi condenada a pagar uma indenização de R$ 1 bilhão e precisará também contratar formalmente todos os motoristas vinculados ao aplicativo! A decisão é do TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região). A empresa diz que vai recorrer, mas imagina a confusão? A Justiça entende que o aplicativo “se omitiu em suas obrigações” ao não contratar motoristas e segundo o juiz Maurício Pereira Simões, da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo, a Uber fez um planejamento para “não cumprir a legislação do trabalho”. A decisão pasmou até mesmo os aplicativos concorrentes. Com uma paulada dessas é logo que o povo vai precisar a pegar taxis, como antigamente.

 

Fundo de quintal

Contaram para a Corva, que existem vários aplicativos de bandeira fria, levando passageiros inclusive para ver os atrativos turísticos. Essas cooperativas informais, estariam na mira das autoridades, pois segundo uma informação, “isso não passa de transporte clandestino organizado”.

 

Moradores de Rua

O vereador Ney Patrício abriu os olhos para o tema e é bom que a Câmara trate de providenciar uma Audiência Pública para a sociedade discutir o assunto. O presidente João Morales pediu e o requerimento foi aprovado. Há vários locais com excluídos concentrados e logo isso perde o controle.

 

Situação bem ruim

A Corva foi ao centro da cidade e ao estacionar no semáforo do Boicy, de frente para o supermercado, foi abordada por flanelinhas, malabares e gente rodeada de bichos. Ao subir o vidro do veículo as pessoas fizeram cara feia; a maioria era de estrangeiros. Mas como deixar a janela aberta, com aquelas pessoas aparentemente insalubres, enfiando metade do corpo dentro dos veículos. Claro que compadecemos da situação, mas ninguém que se expor à transmissão de doenças, além do mais o odor é brabo.

 

Nas calçadas

Não faz muito tempo um comerciante ligou para dizer que a situação é calamitosa em frente ao seu estabelecimento comercial. Ele tem dó das pessoas, distribui até marmitas quando pode, mas o movimento caiu, porque os pedintes são muitos. “Se pagasse aluguel não pensaria duas vezes em mudar para outro local, mas investi a vida nesse edifício e agora enfrento um drama desses, e já faz bastante tempo”, revelou.

 

Pedintes

A questão dos pedintes é de certa forma histórica na cidade, com pessoas de todos os países, incluindo indígenas paraguaios. Um cidadão precisa de paciência para lidar com a situação, mas ela parece desenfreada. Segundo uma informação, muitas pessoas e famílias não aceitam os espaços destinados pelos órgãos públicos.

 

Show de exposição

A Corva interina conferiu de perto a exposição de arte e cartazes, produzidos pelos alunos da APAE. Os trabalhos entrarão em exibição nos dias 18 e 19 de setembro na sub sede da entidade, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. As obras produzidas pelos alunos transferem sentimentos de superação e emocionam muito. Vale a pena prestigiar.

 

Interinidade garantida

A Corva interina deseja um excelente final de semana aos leitores e informa que haverá Sol e temperaturas agradáveis. E vem chegando a tia Primavera! Na terça feira esta colunista estará de volta e deve permanecer na função até o mês de outubro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *