Coluna do Corvo

Bye, bye administração…

Em carta emocionante, chega a escorrer lágrimas, Eliane Davilla Savio se despediu da Secretaria de Administração: “Olá colegas, boa tarde, é com um misto de tristeza e alegria que me despeço, aliás, que deixo um até breve. Atendendo à legislação eleitoral, estou me desincompatibilizando e hoje encerro um ciclo que se iniciou em 2017 quando fui convidada a fazer parte da honrosa equipe de trabalho do Prefeito Chico Brasileiro, uma pessoa que muito me ensinou, por quem sempre fui respeitada e que tenho imensa gratidão, admiração e respeito…”

 

Sempre a cabeça erguida

“Saio de cabeça erguida e pela mesma porta que entrei, certa de que fiz o que tinha que ser feito e mais certa ainda de que é uma decisão tomada no momento adequado, parto para uma nova jornada. Continuarei a disposição para o que for necessário, afinal deixo o cargo, mas não deixo a obrigação de auxiliar para que esta gestão consolide o melhor capítulo da história de Foz do Iguaçu. Beijos”. É uma mensagem cheia de coisas para a gente pensar. Não é segredo, como mesmo escreveu, Eliane se afasta para a aptidão eleitoral e estava em rumo de ser vice do General Silva e Luna, confessam alguns articuladores. O problema é uma recente reviravolta nas trincheiras do PSD, partido em que Eliane é “militante e defensora do empoderamento feminimo na política”.

 

Sem o chão

Mal o comunicado de Eliane Savio circulou entre os colegas de trabalho, a terra tremeu no PSD. Para variar, uma ordem de “cima para baixo”, causou uma varredura no partido em Foz do Iguaçu, ignorando até o prefeito Chico Brasileiro, dizem. A rebelião teria sido comandada pelo governador Ratinho Júnior em pessoa. Todos os nomes foram substituídos no diretório e Antonio Aparecido Sapia é o presidente, e Carlos Rodrigues Nascimento o vice.

 

“Cheirim de porva”

Vai lá saber o que aconteceu? Um pequeno esforço de pesquisa foi o suficiente para descobrir que, por exemplo, o PL de Maringá resolveu apoiar Silvio Barros, do PP. Dizem as fontes que o governador não criará um cavalo de batalha em Foz, mas os movimentos são muito estranhos. Segundo uma informação, a sacudida no PSD foi para solidificar a empreitada eleitoral, uma vez que muitos membros são estão ideologicamente plantados no projeto. Leia-se na direita. Muita gente até está lá, mas sem as raízes plantadas.

 

Uma coisa é certa

A rejeição é um problemão em épocas de eleição. Fazem de tudo para reforçar a blindagem dos candidatos, afastando quem enfrenta problemas com a imagem.  Por essas e outras Ratinho deve passar longe da cidade na semana do aniversário, revelou um palaciano. Que peninha.

 

Diferença

Olhando a recente pesquisa da Radar Inteligência, é possível entender essa vertente entre ideologias. O General Silva e Luna trabalha a direita e o centro, enquanto o Paulo Mac Donald se espalha para todos os lados. Ele faz uma coisa chamada “política”, com o conhecimento de terreno. Bom, se tem gente da direita que acredita que a ideologia floresceu quando prenderam o Lula, nos anos 80, e, pessoas da esquerda que sustentam que Che Guevara nasceu em Cuba, o que vamos concluir? O que sustenta a ideologia é o conhecimento no campo da história. Ignorância é o pior jeito de fazer política.

 

Inverdades

O Mac sempre pisa no tomate e este colunista vive cobrando o ex-prefeito. Mas isso de dizerem que ele está alinhado à esquerda é uma mentira grotesca, e que serve apenas para macular a sua empreitada. Para o Paulo, a bem da verdade, não existe direita, nem esquerda e muito menos centro; existem eleitores que o conhecem e é esse o nicho que ele trabalha. Em seu último governo havia secretários de todos os partidos, inclusive muitos ex-adversários. Ele possui essa elasticidade de se entender com todo mundo. Uma prova disso é a migração de discípulos do atual governo municipal, com uma leva encabeçada por servidores. O mundo da política gira bem mais rápido que o Planeta Terra.

 

Efeitos pós pesquisa

Os números, em verdade, não agradaram a ninguém. O povo ligado ao Paulo esperneia, acusando o instituto e o jornal de diminuírem a vantagem do ex-prefeito com os demais. O pessoal intermediário nada disse ou fez, optaram pode deixar assim, mas há um ou dois nanicos que berraram, criticaram o jornal como aliás sempre fazem, mas não demora, aparecem com caras de bonzinhos. Quem mantém os pés no chão sabe que há muita água para passam embaixo das pontes.

 

Reagrupamento

Acontece que há pré-candidato avaliando se vale mesmo à pena encarar o rojão eleitoral. Esse pensamento predomina a cabeça de várias pessoas faz tempo. Segundo uma fonte, as desistências ocorrerão no período de convenções partidárias. Haverá muitas toalhas jogadas na lona e encharcada de lágrimas, como sempre acontece. Até o Paulo Mac anda dizendo por aí que ainda não decidiu e que numa dessas vai embarcar para a Toscana, enquanto o povo se engalfinha. E há quem acredite nisso.

 

É mentira?

Existem rumores de que o ex-presidente Bolsonaro estaria inquieto, mudando de posição no sofá o tempo todo, como as adjacências fossem espetadas por uma agulha ou alfinete. O objeto pontiagudo pode ser Foz do Iguaçu. O incômodo seria por causa de uma certa “indução ao erro” e isso pode acabar na conta de dois figurões. Por pouco Bolsonaro não gravou um podcast; alguém passou correndo e arrancou o celular da mão dele, confessaram. Bom, como o ex-presidente é imprevisível, tudo pode acontecer.

 

É verdade

Quando disseram que alguém entraria na justiça tentando impedir a candidatura do Mac por causa de propaganda antecipada, muitos acreditaram que era brincadeira. Não é. Pode ser propaganda enganosa, mas não antecipação de campanha. Há quem entenda que o luminoso da lanchonete, que pode ser visto de longe, favorece o ex-prefeito. Era o que faltava! Aí sim Foz entrará para o livro dos recordes da baboseira!

 

Paulo Betti again!

Não demora o ator vai comprar ou alugar um apartamento na cidade, tantas as vezes que anda dando as caras. O caso é que é um confesso apaixonado por tudo o que há na fronteira. O espetáculo patrocinado por Itaipu Binacional, na comemoração de seus 50 anos esgotou os ingressos em apenas 8 horas! Por favor? Será na terça feira, dia 11 de junho às 20h na UniAmérica. O povo cobra mais uma apresentação, porque a performance é imperdível. Se não aparece nas telinhas, Betti rouba a cena nos palcos!

 

Resfriado maluco!

Postos de saúde e até hospitais acusam um aumento no número de pacientes em razão de resfriado. Em alguns casos os sintomas persistem mais de uma semana e tem explicação: com a mudança de tempo as pessoas se aquecem com roupas e cobertores cheios de ácaros e a imunidade vai para os quiabos. Haja naftalina e loratadina para contornar o problema. Muita gente não vai ao médio porque sabe que precisará fazer exames para descobrir se é caso de gripe, covid ou dengue! O povo pede exame até em caso de unha lascada, mesmo assim é bom fazer e não apelar para a automedicação. Vai que é caso grave?

 

Aniversariante

Eliane Luiza Schaefer cumpre mais um outono. Se este colunista publicasse a idade o pau de macarrão comeria lá na cozinha de casa! Aqui vai um FELIZ ANIVERSÁRIO! Com letras maiúsculas, juntamente com os votos de adoração e juras de amor eterno. Muitos e muitos anos felizes de vida, com os sonhos realizados e todos os bons presságios!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *