Crise humanitária na Faixa de Gaza: Unicef alerta para situação alarmante

Desde outubro de 2023, a Faixa de Gaza e a Cisjordânia enfrentam uma crise humanitária sem precedentes, segundo relatório do Unicef divulgado nesta terça-feira (9). Mais de 32 mil vidas foram perdidas, incluindo 13 mil crianças, e cerca de 74 mil pessoas ficaram feridas.

A situação atingiu proporções alarmantes, com quase 80% da população de Gaza deslocada, totalizando 1,7 milhões de pessoas, das quais 850 mil são crianças. A infraestrutura de saúde está severamente comprometida, com 155 unidades de saúde danificadas, correspondendo a 84% das instalações de saúde em Gaza.

Além disso, a insegurança alimentar atinge níveis críticos devido à interrupção das cadeias de distribuição e à destruição de infraestruturas. Cerca de 1,1 milhão de pessoas estão em risco iminente de enfrentar a fome, especialmente no norte da Faixa de Gaza. A escassez de água potável afeta 81% dos agregados familiares, aumentando o risco de doenças infecciosas.

Na área da educação, 386 escolas foram destruídas, afetando 625 mil estudantes. Apesar dos desafios, o Unicef permanece ativo no terreno, fornecendo assistência vital. Entre as ações realizadas nos últimos seis meses estão a distribuição de suplementos nutricionais, fornecimento de água potável e assistência médica.

O Unicef apela urgentemente à implementação de um cessar-fogo humanitário duradouro, garantindo acesso sem obstáculos à ajuda humanitária e à libertação segura de todas as crianças raptadas. Também pede o fim das violações contra crianças e o respeito às infraestruturas civis durante conflitos armados.

Neste momento crítico, é fundamental garantir o financiamento necessário para continuar fornecendo ajuda vital às crianças e famílias afetadas pelo conflito. O Unicef faz um apelo à generosidade de todos para ajudar a mitigar a crise humanitária na Faixa de Gaza.

 

  • Da redação com agências / Foto: Unicef

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *