Justiça Eleitoral terá plantões e horário estendido para regularizar títulos em Foz

O Fórum da Justiça Eleitoral de Foz do Iguaçu terá horário estendido no próximo final de semana para agilizar os pedidos do primeiro título, regularização ou realizar a biometria do documento para participar do pleito municipal do próximo dia 6 de outubro (primeiro turno), ou 27 de outubro, caso haja necessidade de um segundo turno. Os plantões no município serão realizados das 9h às 17h do sábado (13) e das 9h às 13h do domingo (14). A partir do dia 22 de abril, até 8 de maio, o horário será ampliado das 9h às 18h nos 28 fóruns eleitorais do Paraná.

O horário estendido será adotado considerando o aumento do número de novos eleitores no cadastro eleitoral e tendo em vista que dia 08 de maio é o último dia para que seja efetuado o alistamento eleitoral, a transferência e a regularização da situação eleitoral, informou a chefe do Cartório, Rejane Toffolo. “A Justiça Eleitoral viabilizará o atendimento a eleitores e eleitoras em dois finais de semana, nos dias 13 e 14 de abril e 04 e 05 de maio de 2024”, disse a servidora do Fórum Eleitoral.

“Solicitamos que os eleitores não deixem para organizar o seu documento eleitoral nos últimos dias do prazo. O Fórum Eleitoral funciona de segunda a sexta-feira das 12h às 18 horas”, reforçou Rejane. Segundo ela, os eleitores que já possuem a biometria cadastrada podem solicitar a regularização, transferência ou troca do local de votação pelo site tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/.

“Quem não possui a biometria cadastrada, para o primeiro título ou para modificar alguma informação (regularização, troca de local de votação etc), precisará comparecer pessoalmente no Fórum Eleitoral para coletar os dados”, completou a servidora. O Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu está localizado Avenida Costa e Silva, 1599, no Parque Presidente 1, próximo ao acesso a Rodoviária Internacional.

Até o final de março, Foz do Iguaçu contava com pouco mais de 202 mil eleitores, dois mil acima do necessário para garantir o segundo turno, caso nenhum dos candidatos alcance 50% mais 1 dos votos válidos no primeiro turno do pleito. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores locais estão distribuídos em 614 (urnas) espalhadas em 66 locais de votação. Do total de eleitores cadastrados no município, 91,6% (184.774) já estão cadastrados com biometria (digital), enquanto 8,3% (16.914) ainda não fez o procedimento.

 

Plantão estadual

Do dia 22 de abril até o dia 8 de maio, 28 Fóruns Eleitorais em todo Paraná atenderão das 9h às 18h. A ação tem o objetivo de estender o horário de atendimento a grande parte dos eleitores do estado, tendo em vista o encerramento do prazo de regularização do cadastro eleitoral no dia 8 de maio.

O atendimento estendido será realizado nos Fóruns Eleitorais dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Sarandi, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Ao comparecer ao Cartório Eleitoral para tirar o Título, regularizar a situação ou transferir o domicílio eleitoral, é necessário apresentar os seguintes documentos: identidade original com foto; Comprovante de endereço original (emitido há no mínimo 3 meses e, no máximo, 1 ano) em nome do eleitor ou de parente próximo cujo parentesco possa ser comprovado (pais, cônjuge, filho); e certificado de alistamento militar original (para os eleitores do sexo masculino nascidos em 2005).

  • Da Redação / Foto: Roger Meireles/arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *