Bombeiros do Oeste participam de treinamento de mergulho e busca aquática no Lago de Itaipu

Militares do Corpo de Bombeiros do Oeste participaram na última semana de um treinamento intensivo de mergulho e busca aquática nas águas do Lago de Itaipu. A capacitação foi realizada na área de Foz do Iguaçu e contou com 20 profissionais de várias unidades do 3° Comando Regional de Bombeiro Militar (3° CRMB).

Na formação, a equipe participou de instruções sobre afogamentos, uso e comunicação com máscaras full face, técnicas de busca em equipes, e padrões de busca em rios de corredeira, observando os limites de segurança nas cidades de Foz, Cascavel e Santa Helena.

A capacitação contou ainda com uma simulação de resgate de cadáver e afundamento de barco para localização com Sonar Aris Explores 3000. Na atividade com a embarcação os militares contaram com o apoio da bióloga da Itaipu Binacional, Caroline Heinn, que aplicou as instruções.

O aparelho Sonar Aris coleta dados com clareza de imagem mesmo em águas turvas, funcionando até mesmo com visibilidade zero, o que facilita muito o trabalho dos bombeiros em situações reais de naufrágio ou até mesmo desaparecimento de pessoas.

O treinamento teve como objetivo preparar ainda mais os profissionais bombeiros da região, para as mais diversas situações enfrentadas diariamente em Foz e região, além da prestação de apoio às forças de segurança em atividades diversas.

“Com a atualização, o Corpo de Bombeiros capacita seus profissionais para atuarem de maneira mais efetiva nas ocorrências desta natureza e como multiplicadores de conhecimentos em suas unidades de origem, elevando o nível profissional do serviço prestado à sociedade”, destacou o 9° Grupamento de Bombeiros.

Além desta atualização, o 9° GB também recebeu na semana passada a visita de uma delegação de militares do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militares do Rio de Janeiro.

A equipe foi recebida pelo comandante da unidade, tenente-coronel Edson Leonel Rodrigues; e pelo Major Marco Antonio Ferreira Pereira, que apresentaram os aspectos gerais do Corpo de Bombeiros no Paraná e na região da tríplice fronteira.

Os bombeiros fluminenses visitaram as instalações da nova sede do 9° Grupamento, realizando um estudo breve, e promovendo o intercâmbio entre as instituições de diferentes localidades do país.

 

Atuação

O 9° Grupamento de Bombeiros é a unidade responsável pelo atendimento em 11 municípios, atuando em ações de busca, salvamento, resgates e outras ações Foz, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Ramilândia, Matelândia, Missal, Serranópolis do Iguaçu, Santa Helena e Diamante D’Oeste.

Dentre as ações de grande impacto no Oeste, destaca-se a Operação Verão, que ocorre todos os anos na temporada de calor, em todas as prainhas da região. Treinamentos como o realizado na última semana em Foz contribuem para uma maior eficiência nas ações, evitando acidentes graves e até mortes em situações de grande risco em água e terra.

Na edição de 2022/2023 da operação, os militares registraram 16.697 advertências, 15.682 orientações e 11 ações preventivas nos balneários públicos, garantindo a segurança de moradores e turistas que aproveitaram as férias na região.

Nos trabalhos de 2023/2024, em apenas um mês foram realizadas mais de 6 mil ações preventivas e dois resgates nas prainhas da região. Também foram registrados 10 ataques de piranhas, mas felizmente não houve feridos graves graças ao trabalho de intervenção e orientação dos bombeiros.

  • Da redação / Foto: divulgação 9° GB

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *