COART inicia o projeto “METAMORFOSE”

A Cooperativa de Artesanato Regional (Coart), está desenvolvendo o Projeto “Metamorfose”, contemplado pelo edital 002/2023 da Seleção de Projetos de Produção e Difusão Cultural, realizado pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, com apoio do Fundo Municipal de Incentivo Cultural. O objetivo é incentivar a criação de peças artesanais com a inserção de elementos culturais regionais e, neste caso, especificamente, o tema será as “borboletas”, um destacado elemento de beleza da fauna regional.

As borboletas possuem um ciclo de vida interessante, em quatro fases de desenvolvimento: ovo, larva (lagarta), pupa ou crisálida e, por fim na forma adulta, um ser que nos encanta pelas cores e delicadeza. Os estágios são completamente distintos e caracterizam uma metamorfose completa. Borboletas são muito inspiradoras quando o assunto é transferi-las para as artes plásticas, artesanais ou audiovisuais.

Os produtos resultantes do projeto farão parte de exposições onde o propósito é a divulgação do potencial artesanal local, bem como contribuir para o desenvolvimento da cultura regional. Foz é uma cidade de produtos típicos; portanto, um autêntico paraíso para explorar a criatividade. O que move o artesão/artista é criar, por meio do constante aperfeiçoamento de seu trabalho e também se transformando, aprimorando enquanto profissional, pessoa, ampliando a sensibilidade diante da beleza. Neste ponto, a metamorfose que faz surgir a borboleta é quase uma metáfora da vida e natureza.

A função dos artesãos é criar objetos ou produtos manualmente, utilizando habilidades específicas e técnicas inovadoras, muitas das quais tradicionais. Eles produzem peças únicas e personalizadas, muitas vezes com um alto nível de qualidade e detalhamento.

Segundo Nilse Mognol, presidente da Coart, o projeto é de grande importância para a Cooperativa, pois além de envolver os artesãos em repensar seus produtos, oferece a oportunidade de criarem novos itens. “O diferencial é que os produtos estarão em uma exposição aberta ao público, o que faz a própria comunidade perceber e valorizar o potencial dos artesãos de nossa cidade. Além disso, terão seus produtos em um catálogo”, menciona Nilse.

Neste momento, os artesãos estão desenvolvendo suas peças, que serão entregues até o dia 9 de março, quando serão fotografadas para a criação do catálogo. A exposição deve abrir as portas em 10 de maio.

No dia 4 de fevereiro, um grupo de artesãos de Foz realizou uma visita ao Parque das Aves, a única instituição do mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica e que mantém um “BORBOLETÁRIO” com diversas espécies. O grupo também visitou as Cataratas do Iguaçu, um berçário natural das borboletas, o que ajudou bastante a dar vida ao elemento tema do projeto.

As borboletas, com cores diversas, texturas e desenhos prenderam a atenção dos artesãos, que a partir desse primeiro momento alimentaram o processo de criação, dando formas das mais variadas em seus produtos. Houve muita interação e alegria entre os participantes, tanto ao compartilharem informações, como no fortalecendo o grupo, onde os objetivos são similares embora a diversidade de técnicas individuais e matérias-primas utilizadas.

  • Da redação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *