CCI participa de encontro de dança sênior em Santa Helena

O grupo de Dança Cultural “Encantos da Vida” do Centro de Convivência do Idoso – CCI de Foz do Iguaçu se apresentou na última semana no município de Santa Helena – Paraná, durante encontro festivo promovido pelo clube de idosos “Sagrada Família”, no Centro Comunitário da Vila Celeste. Durante o evento teve apresentações culturais, dinâmicas de integração, almoço e matinê para o público.

O CCI oferece em parceria com a Fundação Cultural, através do Projeto Foz Fazendo Arte, a Oficina de Dança Cultural, com mais de 30 integrantes, nas terças e quintas-feiras pela manhã, para ensaios e encontros entre amigos para refletirem sobre o envelhecimento ativo e saudável através da dança.

Maria Aparecida de Oliveira pratica dança há 5 anos e relata que a atividade auxilia no bem-estar emocional e físico, estimulando a memória através do ritmo. “Participar do grupo e das apresentações são experiências muito positivas. Fazemos novos amigos e revemos aqueles feitos em encontros anteriores. Esquecemos dos problemas e aproveitamos o momento resgatando memórias afetivas com muita diversão e música”, comenta a idosa.

Irani Irala Souza comenta que esses eventos colaboram para o vínculo com idosos de diferentes municípios. “Desde o percurso de ônibus até a despedida foram momentos de pura alegria e integração. Quem foi pela primeira vez, aproveitou ao máximo, e ficará na memória para sempre, como um dia de união e acolhimento para quem esteve presente”, completa Irani.

Momentos como esses são oportunidades de trocas de experiências, conhecimentos e relacionamentos que implicam no desenvolvimento pessoal e interpessoal dos idosos, além da vivência cultural daqueles que tiveram sua infância nesta região resgatando suas memórias afetivas e proporcionando o prazer de sentir continuamente a sua tradição.

 

Benefícios da dança para melhor idade

Para quem não tem o hábito de se exercitar a dança pode ser uma ótima opção para uma vida ativa na melhor idade. “A dança é uma atividade física que traz muitos benefícios, principalmente nessa faixa etária, encontros que ajudam na promoção da saúde, lazer e bem-estar. Sem exigir grandes esforços, contribui para melhora do equilíbrio, autonomia funcional, da coordenação motora e também da socialização”, aponta Graciele Dornelles, Coordenadora do espaço. “Melhora a autoconfiança, a autoestima, o cuidado com a saúde, o aprimoramento do vocabulário e até mesmo na postura e comportamento em grupo, integrando idosos excluídos e isolados”, comenta Edi Maria Pahl, arte-educadora da Oficina de Dança Cultural.

 

O resgate da tradição por meio da dança

A Dança Sênior surgiu em 1997 pela Secretaria Municipal de Assistência Social, como uma atividade para os idosos do município, iniciando as aulas com mais de 50 pessoas, com ensaios semanais. Quando o Centro de Convivência do Idoso foi inaugurado em outubro de 2002, as aulas passaram a acontecer no espaço, tendo Edi Maria como responsável do grupo, que está até hoje.

A oficina resgata coreografias típicas, vestimentas e tradições características da região sul do Brasil. “Os ensaios semanais bem como a escolha, organização e confecção dos trajes que são usados em cada uma das apresentações contribui para a socialização dos participantes”, segundo a arte-educadora.

 

  • AMN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *