Projeto da segunda ponte sobre o rio Monday entra em fase decisiva para o início das obras

A fase correspondente à Revisão e Projeto Final de Engenharia da segunda ponte sobre o Rio Monday, em Presidente Franco, está em fase decisiva para então iniciar sua construção em Presidente Franco, no departamento de Alto Paraná. A informação é do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC), em informe sobre o andamento da estrutura que será 500 metros de comprimento e vai integrar o sistema corredor de acesso à Ponte Nacional da Integração Brasil-Paraguai, segunda ligação entre os dois países na região de Foz do Iguaçu.

A estrutura, segundo o projeto arquitetônico, terá 500 metros de comprimento, sendo a seção transversal do projeto de 26,50 metros. Serão 4 pistas de 3,60 metros, dois acostamentos internos de 1,30 metros cada, separados por uma defesa tipo New Jersey (barreira) de 0,60 metros e dois acostamentos externos de 1,50, também com defesa tipo New Jersey de 0,40 metros, além de caminhos para pedestres e ciclovias de 2,50 metros em ambas as extremidades do trecho.

O desenvolvimento do projeto executado pelo MOPC consiste em duas fases ou etapas, financiadas com um empréstimo do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), num montante até US$ 212 milhões (aproximadamente R$ 1 bilhão). A primeira é realizada com o objetivo de compatibilizar o traçado da ponte com as demais obras do Corredor Metropolitano Leste (CMDE), enquanto a Fase B é a construção propriamente dita, no prazo de 18 meses.

Neste quadro, já foi iniciada a execução dos trabalhos preliminares, que incluem a mobilização e abertura de vias de acesso na área de obra. A empresa contratante responsável pelas tarefas acima mencionadas é o Consórcio Puente Monday (Construtora Heisecke SA e Construpar SA), e a fiscalização é realizada pelo Consórcio JY1.

 

Conexão rodoviária

A segunda ponte sobre o Rio Monday será a ligação entre o acesso interurbano de Presidente Franco e a rodovia de quase 31 quilômetros que cobre a zona rural do CMDE, similar a Perimetral Leste que está sendo construída em Foz do Iguaçu. A nova rodovia terá saída no km 17,5 da rodovia PY02, na região de Minga Guazú. Seu leito passa ainda pelos municípios de Los Cedrales, Cidade del Este e Hernandárias.

O CMDE consiste em um conjunto de obras civis e rodoviárias que darão funcionalidade à Ponte de Integração que liga Presidente Franco ao bairro do Porto Meira, na região Sul de Foz do Iguaçu.

A execução das obras inclui 6 contratos, dos quais 4 são de infra-estruturas rodoviárias: setor rural (lotes 1 e 2), setor urbano ou interligação à rede existente em Presidente Franco e construção da ponte sobre o rio Monday. Existem ainda outros 2 contratos de obras civis e a área primária e o terminal de cargas da Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP).

  • Da Redação

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