Multilog apresenta projeto do novo porto seco de Foz nesta quinta, 02

A Multilog Logística apresenta, nesta quinta-feira (02), o projeto do novo porto seco de Foz do Iguaçu, o maior da América Latina em movimentação de cargas. A empresa, que já é responsável pela operação da estação aduaneira no lado brasileiro da Tríplice Fronteira com Argentina e Paraguai, vai instalar a estrutura em uma área de 550 mil metros quadrados próximo à BR-277, próximo ao limite do município com Santa Terezinha de Itaipu. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 500 milhões a obra deve estar concluída até a segunda metade de 2025.

A concessionária, vencedora da licitação da Receita Federal do Brasil (RFB), tem sua origem em Santa Catarina, em 1984 e desde 2016 atua na área logística em Foz do Iguaçu. Com mais de 2,8 mil colaboradores multidisciplinares e preparados para atender demandas de modelos logísticos simples e complexos, a Multilog conta atualmente com 35 unidades distribuídas estrategicamente nos principais corredores de importação e exportação do Brasil na Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A apresentação do projeto está prevista para às 10h desta quinta-feira (02), no Mabu Thermas Grand Resort de Foz. Além do presidente da Multilog, Djalma Vilela, o evento deve contar com as presenças do governador do Paraná, Ratinho Junior, e da Subsecretária de Administração Aduaneira, Claudia Regina Leão do Nascimento Thomaz, entre outras autoridades.

A estrutura será construída em uma área de 550 mil metros quadrados e gerar aproximadamente 3 mil empregos diretos e indiretos. A previsão é que as obras tenham início ainda no primeiro semestre do ano, logo após o lançamento do projeto. De acordo com a Multilog, a conclusão da estrutura está prevista no último trimestre do ano que vem. O investimento total será divido em das fases. Na inicial R$ 240 milhões.

A estrutura, terá capacidade para receber até 2 mil caminhões por dia, mais que o dobro do atual porto seco, localizado às margens da BR-277, dentro da área urbana de Foz do Iguaçu. Cerca de 30% das obras serão custeadas com caixa da empresa e o restante por meio de debêntures, informou a Multilog durante o processo licitatório.

 

Baixada do Leão

O local escolhido para a instalação do novo porto seco fica nas proximidades da região conhecida como Baixada do Leão, na BR-277. Nesta área, à direita da rodovia no sentido Santa Terezinha/Foz do Iguaçu, há um local com uma obra inacabada, que pertence à prefeitura municipal. Entretanto, a empresa adquiriu outras propriedades no entorno do espaço para tornar o projeto viável.

O atual porto seco do município, que também é operador pelo Multilog, está no limite de sua capacidade. Com a nova estrutura, que contará com armazém, pátio pré-embarque, pátio interno e estacionamento com área de aproximadamente 250 mil metros quadrados, o fluxo de veículos de carga deve fluir melhor na fronteira, agilizando os processos e fomentando o setor agrícola na região.

 

Estrutura

Em detalhes, o novo porto terá 4,2 mil metros quadrados de área coberta fechada, incluindo mais de 600 metros quadrados de câmara fria. Para a segurança, serão instaladas 500 câmeras de monitoramento e aparelhos de escâner, que ajudarão a controlar o fluxo de pessoas e veículos. A Multilog terá a permissão para a prestação de serviços públicos de movimentação e armazenagem por 25 anos.

O Porto Seco de Foz do Iguaçu registrou recorde de comércio em 2023, movimentando US$ 6,7 bilhões. O volume consolida a região como um dos principais centros logísticos internacionais e o maior da América Latina em fluxo de caminhões de carga. Comparativamente, em 2022, foram liberados US$ 6,5 bilhões, distribuídos entre US$ 3,7 bilhões em exportações e US$ 2,8 bilhões em importações.

  • Da Redação

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