Líderes populares latino-americanos reúnem-se com mais de 1.500 ativistas em Foz do Iguaçu

Mais de 1.500 ativistas e líderes de organizações políticas, movimentos populares, sindicatos e partidos políticos reúnem-se nesta quinta e sexta (22 e 23), em Foz do Iguaçu, para a Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos. O ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica e a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez confirmaram presença no evento.

A Jornada será realizada no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu e tem início às 9 horas, com a solenidade de abertura e conferência “Crise sistêmica do capitalismo e as ameaças à paz e à soberania dos povos”. Um dos pontos altos do encontro será o ato político-cultural com as autoridades de governos e dirigentes de movimentos populares, na sexta-feira, às 19h30. A programação completa e outras informações podem ser consultadas no site jornadadelospueblos.org.br.

Apoiadora do evento, a UNILA produziu um episódio da série Charla, com Roberto Baggio, integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), pelo Paraná. Ele foi entrevistado pela docente Suellen Péres de Oliveira, pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais da UNILA. A conversa teve como tema “Integração dos povos na prática dos movimentos sociais” está disponível no canal da UNILA no YouTube.

“Vamos nos reunir com todas as organizações sociais, sindicatos, movimentos estudantis e partidos políticos possíveis para conversar e intercambiar sobre os problemas comuns da ‘Nuestra América’ e dos caminhos para o futuro. Por cima das diferenças que possamos ter, temos um conjunto de interesses comuns. Em Foz do Iguaçu, onde se juntam as fronteiras, vamos juntar a esperança”, declarou Pepe Mujica sobre o encontro. Durante o evento, o ex-presidente uruguaio também falará à comunidade acadêmica da UNILA, no dia 23, às 17 horas, no auditório da UNILA-Jardim Universitário.

Além de Mujica, devem participar do evento João Pedro Stedile, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Rafael Freire, secretário geral da Confederação Sindical das Américas; Bernadette Esperança, da coordenação nacional da Marcha Mundial das Mulheres; e Karin Nansen, presidente da Amigos da Terra Internacional; entre outros líderes.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 22 de fevereiro | quinta-feira

9h: ato de abertura

10h: conferência “Crise sistêmica do capitalismo e as ameaças à paz e à soberania dos povos”

12h: almoço

14h–17h30: mesas de trabalho simultâneas

19h: jantar

20h–23h: ato político e cultural de solidariedade aos povos

 

Dia 23 de fevereiro | sexta-feira

9h: ato de abertura

9h30: conferência “Desafios da integração da América Latina e do Caribe”

12h: almoço

14h–16h: mesas de trabalho simultâneas

16h–18h: plenária final e leitura do documento da jornada

18h: jantar

19h30: ato político com autoridades de governos e dirigentes das organizações populares

21h30–23h: Festival Cultural e de Resistência da América Latina e do Caribe

 

  • AI UNILA / Foto: PMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *