“Investir em esporte é investir em saúde”, diz Chico Brasileiro ao entregar ginásio do Xororó
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) afirmou nesta terça-feira (09) que “investir em esporte é investir em saúde”, ao comentar a entrega das obras de ampliação da infraestrutura e de revitalização do ginásio de basquete do Xororó na Vila A de Itaipu, região Norte de Foz do Iguaçu. “Estamos tendo a grande alegria de entregar aos pais e atletas esse grande ginásio de basquete. É uma grande conquista esse espaço que preenche todos os requisitos não só para o treino, mas para competições”, ressaltou.
“Com esse grande ginásio, vamos ter realmente o fomento, o incentivo para que nossas crianças, nossos jovens e adolescentes possam se dedicar ao esporte, principalmente ao basquete, que é um esporte olímpico e adorado pelos brasileiros e mundo afora”, completou. A avaliação de Chico Brasileiro está amparada em estudos que apontam que a prática esportiva introduzida desde a infância, as chances de a criança crescer e se tornar um adulto fisicamente ativo são maiores.
“As crianças que praticam esporte, as crianças vão ser muito mais felizes, vão ser crianças que realmente terão um futuro muito melhor”, disse Chico Brasileiro. O prefeito lembrou que, os últimos meses, os investimentos do município na melhoria da infraestrutura para prática de basquete são superiores a R$ 1 milhão, resultado de uma parceria da Prefeitura com a Associação de Basquete de Foz do Iguaçu (Abasfi) e Itaipu Binacional.
“Então, a gente está muito feliz com esse ginásio aqui, estruturado e funcionando, um investimento que sei que vai fazer de Foz do Iguaçu, uma cidade do esporte. Uma cidade que aposta no esporte, é qualidade de vida, é futuro melhor, é uma vida melhor para todos”, completou Chico Brasileiro. O Complexo Xororó ganhou melhorias como quadra de basquete, cobertura, iluminação, vestiários e banheiros, arquibancada e rampa de acesso.
Feed back
Em postagem nas redes sociais, onde comenta a inauguração do ginásio de basquete do Xororó, Chico Brasileiro recebeu mensagens reconhecendo a conquista. “Parabéns prefeito! Os pais e atletas agradecem, eu sou a vó do Atleta Cesar Gabriel Carvalho Dionísio, estou encantada”, comento Ana Cleide Lima de Carvalho, que destacou um emoji de aplausos pela iniciativa.
“Isso não é um prefeito, é um pai”, brincou o internauta Pedro Bido. “Parabéns sempre incentivando o esporte da nossa cidade @chicobrasileiro”, disse Eduardo Sodre completando com três figuras de aplausos. “Parabéns a todos de Foz e da @abasfi.foz.basquete por esta conquista!!!”, comentou Marival Mazzio Júnior. “Muito obrigado @chicobrasileiro @antonio.sapia.773, Sonho do basquete em ter um ginásio realizado!!!!!”, disse Claudio Henrique Lisboa.
“Em nome da ABASFI, agradeço a entrega do Ginásio. Muito obrigado @chicobrasileiro e @antonio.sapia.773 pelo constante apoio. “Parabéns”, comentou Mahatma Saleh, após as marcações do perfil da entidade. “Esse centro irá ajudar a manter o basquete de Foz como referência estadual e um grande centro de desenvolvimento de basquete nacional! Em breve irei conhecer esse centro e rever grandes amigos que o basquete me deu!”, completou o coach (treinador) Carlos Oliveira.
Recentemente a Abasfi firmou um convênio com a Itaipu Binacional, para viabilizar recursos financeiros ao “Projeto Basquete Sem Fronteiras – Transformando Vidas por meio do esporte!!”. A parceria, que prevê o atendimento de aproximadamente 900 crianças em 10 polos espalhados por Foz doIguaçu, inclui o repasse de bolas, uniformes e a contratação de profissionais gabaritados.
Mais complexos
Em um tempo recorde, a Prefeitura está transformando as áreas públicas em grandes complexos esportivos e de lazer, promovendo mais saúde e bem-estar da população. Do ano passado até agora já foram inauguradas 14 obras e mais duas, além do Xoxoró, estão em andamento nas regiões do Jardim Central (Avenida José Maria de Brito) e Três Lagoas (Madre Teresa II), totalizando 17 novas unidades em pouco mais de um ano.
As obras, além de seguirem um padrão de qualidade aprovado pela comunidade, também representam marcos históricos nos bairros. Muitas regiões receberam pela primeira vez um equipamento esportivo e de lazer. Os complexos variam conforme a localidade e o projeto, mas a maioria conta com campo de futebol, playground, academia para terceira idade e equipamentos para calistenia (para uso de força com o próprio corpo).
O espaço no loteamento Madre Teresa II, na região de Três Lagoas, está em fase conclusão. Já o Complexo do Jardim Central faz parte do projeto ‘Meu Campinho’, em parceria com o Governo do Estado, deve ser concluído até julho deste ano. Em Foz, aproximadamente 1,5 mil atletas recebem apoio todo mês da Secretaria de Esporte e Lazer. De acordo com o secretário Antonio Sapia, o suporte inclui participação em competições nacionais e internacionais, aquisição de materiais, custeio de viagens, pagamento do bolsa-atleta, entre outras formas de contribuição aos esportistas.
- Da Redação / Foto: PMFI