Estudantes da rede municipal são premiados em Concurso de Direitos Humanos em Foz

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade (SMDHRC) realizou no último sábado (29) a cerimônia de premiação do IV Concurso de Desenho e Produção de Texto, destacando os talentos de alunos do 4° e 5° anos da rede municipal de Foz do Iguaçu. O evento contou com a presença de famílias, professores e autoridades municipais, celebrando a criatividade e o engajamento dos estudantes.

Com o tema “Igualdade de Gênero”, a competição buscou incentivar a reflexão sobre respeito, justiça e equidade entre homens e mulheres. O concurso reuniu 25 escolas e premiou 20 trabalhos, sendo dez redações e dez desenhos que se destacaram pela criatividade e fidelidade ao tema.

Iniciativa educativa e transformadora

A secretária de Direitos Humanos Rosa Jeronymo, destacou a importância do projeto. “É por meio da educação que conseguimos mudar mentalidades e trabalhar preconceitos. O respeito às diferenças é uma questão estrutural da nossa sociedade”, afirmou.

Presente no evento, o prefeito Chico Brasileiro reforçou o papel do concurso como ferramenta de conscientização desde a infância. “Queremos inserir o respeito pelas diferenças e pela isonomia de direitos desde cedo, começando no ambiente escolar”, disse.

Talento e reflexão

Entre os premiados, alunos da Escola Municipal Olavo Bilac se destacaram. Enzo Lorenzo de Oliveira, do 4° ano, criou um desenho que ressaltou a diversidade entre as pessoas. “Ninguém é igual, mas todos merecem respeito”, declarou.

Maria Eduarda Cardoso, do 5° ano, escreveu sobre desigualdades salariais entre homens e mulheres. “Acredito que o mundo seria melhor se as mulheres fossem tratadas de forma igual aos homens”, comentou.

Outra premiada foi Karolaine Marques Rech, que abordou a equidade de direitos em sua redação intitulada “Luta pela Igualdade”. “Escrevi sobre como o mundo deveria ser, onde meninas e meninos tivessem os mesmos direitos”, explicou.

A coordenadora pedagógica da Escola Olavo Bilac, professora Célia Aparecida dos Santos, ressaltou os benefícios do concurso. “Essas atividades não só desenvolvem habilidades de leitura e escrita, mas também promovem reflexão sobre temas importantes para a formação cidadã dos alunos.”

Lista de premiados por escola

Desenho

  • Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias: Emanuelle Rodrigues (4° B), Marina Kerber da Silva (4° A)
  • Escola Municipal Gabriela Mistral: Esther G. Mendes (4° A)
  • Escola Municipal Eloi Lohmann: Larissa Manuelly Santos da Silva (4° B)
  • Escola Municipal Olavo Bilac: Lorenzo Henrique de Oliveira (4° A)
  • Escola Municipal João da Costa Viana: Henrique Gabriel dos Santos Alonso (4° D)
  • Escola Municipal Duque de Caxias: Victor Gabriel Gimenez Canella (4° A), Henry Celson Ferreira Vesco (4° A), Davi de Oliveira Souza (4° B)

Produção de Texto

  • Escola Municipal Monteiro Lobato: Maria Elizabeth Lopez Cabrera (4° A), Maria Fernanda Domingos de Freitas (5° A), Hadassa Martins (5° A), Melissa Rafaelly Aguirre de Lima (5° B), Mariana Luo de Andrade (5° B), Victória Pauletti dos Santos (5° B)
  • Escola Municipal Olavo Bilac: Maria Eduarda Cardoso (5° A), Karolaine Marques Rech (5° B), Julia Aparecida Xavier Veiga (5° B), Lauany Layara Lopes de Oliveira (5° B)
  • Escola Municipal Altair Ferrais da Silva: Vitor Bento de Oliveira (5° C)
  • Da redação com AMN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *