Bombeiros de Foz do Iguaçu são homenageados por ato heroico de resgate

A Câmara de Foz do Iguaçu realizou, na manhã de terça-feira, 11 de junh,  a Cerimônia de Entrega da Moção de Aplauso 08/2024, homenageando três bombeiros militares pelo salvamento de um jovem. A Moção, proposta pelo presidente da Câmara, João Morales (União Brasil), foi concedida ao Capitão William Cesar Ferrandin, ao Subtenente Irineu Fernandes Lemmertz e ao Soldado Gustavo Henrique Defendi da Silva. O reconhecimento veio após a atuação heroica dos bombeiros no resgate de um jovem que tentou cometer suicídio do alto de uma torre em 9 de março de 2024.

Durante a cerimônia, um vídeo do Capitão William Ferrandin foi apresentado, no qual ele detalhou a operação e suas dificuldades. Ferrandin, responsável pela coordenação do resgate, destacou o papel crucial de seus colegas, Lemmertz e Defendi, que mantiveram contato verbal com a vítima durante a operação.

O presidente da Câmara, João Morales, enfatizou a importância do trabalho dos bombeiros em seu discurso: “Não tem dinheiro no mundo que pague o trabalho de vocês. Transformar o pensamento de suicídio e trazer o jovem de volta para a sociedade é um ato de bravura incomensurável”, declarou Morales. A homenagem, aprovada por unanimidade, foi uma forma de expressar a gratidão da comunidade.

Após a entrega das placas de Moção de Aplauso, o Capitão William Ferrandin agradeceu em nome dos homenageados, destacando a dedicação e o espírito de equipe de todos os envolvidos na operação. “Após quatro horas de operação, conseguimos encaminhar a vítima em segurança para uma unidade hospitalar. Quero destacar o entusiasmo profissional, a resistência, a persistência e o espírito de todos os militares envolvidos, além dos órgãos de apoio como Guarda Municipal e Polícia Militar,” disse Ferrandin.

 

Mais homenagens

Além da homenagem aos bombeiros, a Câmara de Foz do Iguaçu também concedeu a Moção de Aplauso nº 14/2024 aos integrantes do Programa Escola Segura e Cívico-Militar da Polícia Militar do Estado do Paraná. A proposição foi do vereador Cabo Cassol, que reconheceu os serviços essenciais prestados à comunidade local. “O trabalho preventivo realizado nas escolas é fundamental para a segurança pública futura. Cada caráter formado na escola é um marginal a menos para combater nas ruas,” afirmou Cassol.

O Capitão José Antônio da Silveira Júnior, Comandante da 2ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, recebeu a homenagem destacando a importância do investimento na educação para a formação de uma geração melhor. “Investir na educação é garantir que a futura geração seja melhor, trabalhadora e pensante,” disse Silveira.

O Sargento Eliseu Silva também comentou sobre a importância do reconhecimento para a motivação dos profissionais envolvidos. “Agradeço a todos os vereadores, isso nos dá mais gás para trabalhar,” afirmou Silva.

  • Da redação com DC CMFI / Foto: Christian Rizzi/CMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *