Câmara de Vereadores vai ao Morumbi e ouve as reivindicações da população
Os moradores do Grande Morumbi apresentaram as reivindicações da região durante a sessão itinerante da Câmara de Vereadores, realizada na noite do dia 15 de fevereiro. O público participou ativamente dos trabalhos com o plenário do Poder Legislativo montado no salão da Paróquia São Francisco de Assis, na Avenida Mário Filho.
Diversos assuntos de interesse público foram abordados pela população destacando-se questões relacionadas à saúde pública, educação, transporte, infraestrutura urbana e esporte e lazer. Nos pronunciamentos, os moradores expressaram preocupações, incluindo a reforma da UPA no Morumbi, a necessidade de melhorias na infraestrutura local como a construção de calçadas ao redor de instituições educacionais, questões como o trabalho legislativo, preocupação com o aumento de mortes no trânsito, transporte público, acessibilidade, saúde, esporte e lazer.
- Acessibilidade: Uma das reivindicações é a infraestrutura adequada para pessoas cegas como calçadas, piso tático e sinalização sonora nos semáforos e principais cruzamentos.
- Iluminação e segurança pública: A população cobrou do Poder Público melhorias na iluminação pública e segurança especialmente nas vias comerciais como a Avenida Mário Filho.
- Urbanismo: Os moradores reivindicam um projeto de paisagismo, arborização, reorganização no trânsito, praças com espaços agradáveis para as famílias com opções de lazer, cultura e gastronomia nas áreas comerciais da região do Grande Morumbi.
- Recapeamento asfáltico: A implantação de pavimentação asfáltica em determinadas ruas para resolver o problema da malha viária deteriorada também é um dos pedidos da comunidade.
- Funcionamento da UPA: A UPA do Morumbi passou por reformas e a população cobrou o funcionamento integral de todos os serviços. A reclamação é de que na reabertura da unidade, alguns serviços não estavam funcionando, bem como havia problemas com os aparelhos de ar condicionado.
- Outras melhorias na Saúde: A população do Morumbi reivindicou também melhorias nos serviços de saúde, especialmente na atenção básica e acompanhamento da fila de consultas, exames e cirurgias. Sugeriram que os vereadores coloquem assessores para fiscalizar as rotinas do setor, observando, por exemplo, o andamento dos serviços de consultas médicas, dos protocolos e resolução dos problemas.
- Reforma na Capela Mortuária: Os moradores pediram urgência em projeto de reforma e adequações na capela mortuária do bairro. Reclamam que o espaço não oferece condições mínimas de funcionamento.
- Transporte coletivo: O transporte coletivo foi outro tema de pedidos e reivindicações do Morumbi. A reclamação é de que o sistema, da forma como está sendo operado, não atende às necessidades dos usuários. Dentre as queixas estão demora na freqüência, ônibus superlotados em determinados horários e alguns sem ar condicionado funcionando.
- Limpeza urbana: A população do Grande Morumbi reclama que há mais de seis meses não estão sendo disponibilizadas caçambas para descarte de entulhos. Com isso, o que a coleta diária não recolhe tem gente jogando nas encostas, terrenos baldios ou dentro dos rios.
- Pista de Skate: A instalação de espaços amplos e adequados para o esporte e lazer é outra reivindicação das comunidades do Grande Morumbi. Uma das sugestões é a implantação da pista de skate ou revitalização das estruturas já existentes ao lado do Ginásio de Esportes e que estão abandonadas e tomadas pelo matagal,
- Calçadas em CMEI: O Centro de Educação Infantil Bárbara Matos Januário necessita de calçadas. Ao redor do CMEI está crescendo mato e servindo como depósito de lixo e entulhos. A ideia é que a obra possa servir também como uma opção de pista de caminhada para os moradores.