Vermelho e Matheus são diplomados pelo TRE e garantem representatividade para Foz e região
A Justiça Eleitoral do Paraná diplomou na noite desta segunda-feira (19) os deputados estaduais, federais, senador e governador eleitos em 03 de outubro.
De Foz do Iguaçu foram diplomados Matheus Vermelho (29.484 votos) como deputado estadual e Vermelho (70.790 votos) como deputado federal.
Matheus Vermelho foi o único deputado estadual eleito por Foz do Iguaçu (soldado Fruet não conseguiu a reeleição). Matheus será o único representante a partir de 2023.
Como representante no Congresso Nacional, Foz do Iguaçu tinha Vermelho e Giacobo, ambos do PL. Os dois foram reeleitos e tomarão posse no dia 1º de fevereiro.
Assembleia
Matheus Vermelho fez parte da Coligação de Ratinho Jr e propõe a união do Executivo com o Legislativo para o bem da população do Paraná.
Ele tomará posse em 1º de fevereiro durante solenidade na Assembleia Legislativa, em Curitiba. Uma das bandeiras do deputado eleito será o turismo: “Nossa cidade tem um dos maiores potenciais turísticos do Paraná e do Brasil. Somos sede das Cataratas do Iguaçu, patrimônio da humanidade e da Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo. Queremos mais apoio do governo para incentivar e fomentar o turismo”.
Após a diplomação, Matheus Vermelho, informou que fará a defesa intransigente do Municipalismo: “Os recursos devem ser descentralizados, e destinados às pequenas e médias cidades, pois a população precisa ver o progresso passando na porta da sua casa. É nas cidades que a população vive, trabalha e convive com sua família e seus amigos. São os municípios que tem as maiores demandas, as maiores responsabilidades no dia a dia da população e, por isso, precisam ser mais valorizados e receber mais recursos. Nós vamos lutar por isso”.
Congresso
Como representante de Foz do Iguaçu no Congresso Nacional, o deputado federal Vermelho dará continuidade ao grande trabalho realizado em seu primeiro mandato, quando Foz do Iguaçu conquistou o maior volume de obras de sua história. “Acredito ter correspondido aos anseios da população que me concedeu o primeiro mandato como deputado federal. Darei sequência a esse trabalho buscando os recursos e os serviços que a população de Foz do Iguaçu e região necessitam e merecem”, diz Vermelho.
O deputado quer assegurar a continuidade das obras em andamento com recursos da Itaipu Binacional. “Nesses últimos 4 anos Foz do Iguaçu e região foram contempladas com cerca de R$2,5 bilhões da Itaipu para obras estruturantes que geram empregos e desenvolvimento”, enfatiza o parlamentar.
“Mais que garantir a sequência dessas obras, queremos um novo pacote a partir de 2023. Entre essas obras vamos lutar pela continuidade da Av. Beira Rio até o Marco das Três Fronteiras, possibilitando que as margens do Rio Paraná sejam um novo atrativo turístico com espaços de lazer, ciclovias, pistas de caminhada, anfiteatros e restaurantes”, acrescenta Vermelho.
“Seremos incansáveis na luta pela liberação do jogo no Brasil garantindo um cassino turístico para Foz do Iguaçu. A liberação dos jogos vai garantir cerca de 800 mil empregos diretos e gerar uma arrecadação fabulosa de tributos para fazer frente às necessidades da saúde dos brasileiros”, finaliza Vermelho.
Diplomação serve para reforçar a lisura da eleição
Na solenidade, foram diplomados os 54 deputados estaduais, 30 federais, o senador Sérgio Moro (União), o governador Ratinho Junior e o vice-governador Darci Piana.
A cerimônia aconteceu no Grande Auditório do Teatro Positivo, em Curitiba, e serviu para que a Justiça Eleitoral ratificasse o resultado das eleições de 2022. A diplomação é o último dos ritos da Justiça Eleitoral antes da posse dos eleitos e serve para reforçar a lisura de todo o processo envolvendo as eleições. Ela confirma a aptidão dos candidatos para ocuparem os cargos para os quais foram eleitos.
O presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, reforçou que a diplomação marca o encerramento do processo eleitoral e a vitória da democracia. “Após esta solenidade, as eleitas e os eleitos no pleito deste ano assumirão, a partir de 2023, suas respectivas funções públicas no Executivo e no Legislativo”, declarou.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o vice-governador Darci Piana vão tomar posse no dia 1º de janeiro de 2023 às 10 horas no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
Da assessoria
Ratinho Jr e Darci Piana foram diplomados e tomarão posse em 1º de janeiro