Criminosos armados aterrorizam moradores e turistas em onda de assaltos na região da Ponte da Amizade

As vítimas são abordadas enquanto aguardam na fila para cruzar a aduana e ingressar no Paraguai; PRF deve intensificar o policiamento ainda mais nesta semana

Atraídos pela grande circulação de dinheiro em decorrência das compras de final de ano, criminosos armados vem aterrorizando moradores e turistas em uma onda de assalto registrada nos últimos dias na região da Ponte Internacional da Amizade.

As vítimas quase sempre são abordadas enquanto aguardam na fila para cruzar a aduana e ingressar no Paraguai. Os crimes ocorrem em plena luz do dia, em horários de pico, sob o olhar de várias pessoas. Nada parece intimidar os bandidos.

O último “ataque” ocorreu na manhã dessa terça-feira (20) e foi gravado por populares. Em uma ação rápida, mas sem qualquer preocupação, um suspeito em posse de uma arma de fogo abordou uma van e um automóvel, ameaçou os ocupantes e subtraiu diversos pertences de valor das vítimas.

Em vídeos compartilhados nas redes sociais é possível visualizar toda a ação do bandido. Depois de cometer os roubos ele sai andando tranquilamente entre os carros, aparentemente sem o menor receio de ser identificado ou parado por uma viatura policial.

Uma das vítimas contou, também em vídeo, que estava na van que foi abordada pelo assaltante. O suspeito teria efetuado um tiro que atingiu um dos vidros laterais do veículo e um dos bancos. No utilitário estavam sete pessoas, mas por sorte nenhuma delas sofreu ferimentos.

Na semana passada uma ação semelhante também foi gravada em vídeo. As filmagens mostram um homem abordando os ocupantes de um carro e correndo na sequência em direção a comunidade do Jupira.

Indignada com a violência, a população pede mais atenção das autoridades de segurança para frear os crimes nas proximidades da ponte e no bairro Vila Portes em geral.

Duas operações, sendo uma da Polícia Militar (Operação Natal) e outra da Polícia Rodoviária Federal (Ação de Motopoliciamento), estão em andamento em Foz com o objetivo de reforçar o policiamento nas áreas de comércio justamente para evitar situações de roubo, furto e outros crimes.

A reportagem do GDia entrou em contato com ambas as forças de segurança para saber como está o trabalho das equipes e se haverá uma maior atenção dos agentes nas proximidades da Ponte da Amizade. Em resposta, a PRF disse que está trabalhando em conjunto com outros órgãos de segurança para frear os crimes e repassou algumas orientações à população.

“Não se admite roubo algum, mas 40 mil veículos transitam pela PIA por dia. Em uma semana, são 280 mil, em média. E tivemos duas ocorrências apenas. Apesar de todas as circunstâncias desfavoráveis, o trabalho está sendo muito bem feito. Os casos que vem ocorrendo são roubos de oportunidade e para evita-los nos orientamos que as pessoas não ostentem objetos de valor, mantenham os vidros fechados, andem sempre que possível em grupo e verifiquem a segurança dos meios de transporte, como vans por exemplo”, explicou o porta-voz da PRF, Guilherme Fontana Romar.

O policial ressaltou ainda que a deficiência estrutural viária e física na Ponte da Amizade contribui para a formação de filas e isso acaba facilitando a ação de criminosos e dificultando o trabalho da polícia.

“A região é desordenada e degradada historicamente e isso influência no ambiente. A nova Ponte da Integração servirá para desafogar o trânsito na PIA e isso deve trazer diversas melhorias. Há também a necessidade de aperfeiçoar a legislação, já que indivíduos com várias passagens continuam em liberdade praticando novos crimes”, disse Fontana.

Cooperação internacional

Depois dos assaltos registrados em Foz e de outros casos ocorridos em Ciudad del Este, o prefeito da cidade vizinha, Miguel Prieto Vallejos solicitou a Direção de Assuntos Internacionais de Foz uma cooperação entre ambas as cidades para frear a criminalidade neste final de ano.

“Pedimos a cooperação das instituições de ordem e segurança de ambos os municípios, assim como dos órgãos nacionais e federais para trabalhar em conjunto sobre o assunto em questão”, disse o prefeito por meio de nota.

Da redação / Foto: divulgação

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *