Turismo no Paraná cresce quase três vezes mais que a média nacional

As atividades turísticas no Paraná registraram um crescimento de 6,1% entre janeiro e outubro de 2024, quase três vezes acima da média nacional, que foi de 2,3% no mesmo período. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

Com esse desempenho, o Paraná se tornou o quarto estado com maior crescimento acumulado no ano, ficando atrás apenas de Santa Catarina (8,9%), Pará (8,6%) e Bahia (7,3%). O estado superou regiões tradicionalmente fortes no setor, como Rio de Janeiro (5,5%), Minas Gerais (4,4%) e São Paulo (2,4%).

Segundo o secretário de Estado de Turismo, Márcio Nunes, o avanço reflete a ampliação da infraestrutura e melhorias na qualidade dos serviços. “O turismo paranaense está crescendo de forma consistente, gerando mais oportunidades e melhorando a experiência para os visitantes”, afirmou.

Receita em alta

O aumento das atividades turísticas também impactou positivamente o faturamento das empresas do setor. Entre janeiro e outubro, a receita nominal das empresas paranaenses ligadas ao turismo cresceu 10,8%, acima da média nacional de 9,5%. Esse índice posiciona o Paraná como o quinto estado com maior aumento de receita, atrás de Bahia (16,3%), Minas Gerais (13%), Pará (13%) e Santa Catarina (13%).

“O turismo tem um papel essencial na geração de empregos, na renda para os municípios e na melhoria da qualidade de vida da população. Esse crescimento reforça o Paraná como uma referência no setor”, destacou Nunes.

Investimentos estruturais

Parte desse crescimento se deve aos investimentos realizados pelo Governo do Estado para impulsionar o setor. No Litoral, as obras da nova orla de Matinhos e a inclusão de Paranaguá nas rotas internacionais de cruzeiros aumentaram significativamente a atratividade da região.

Em outras áreas, projetos como a concessão do Parque Estadual de Vila Velha, melhorias nas praias de água doce no Noroeste e a construção do Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu, em parceria com o Centre Pompidou de Paris, demonstram o compromisso do estado em diversificar e qualificar suas ofertas turísticas.

  • Da redação com AEN / Foto: AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *