Simpósio Interamericano de Segurança no Atendimento ao Turista será realizado em Foz”

Foz do Iguaçu vai receber, de 19 a 21 de junho, o 1º Simpósio Interamericano de Segurança no Atendimento ao Turista, reunindo representantes de órgãos de segurança e atenção ao turista de 14 diferentes estados. A promoção é das secretarias estaduais de Turismo e Segurança e da Polícia Militar do Paraná. O evento será realizado em dois endereços – no Recanto Cataratas Termas Resort & Convention na Avenida Costa e Silva e no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu.

O simpósio inclui apresentações de painéis específicos, propondo a adoção de fóruns permanentes de discussão e apresentação de projetos e propostas relacionados ao tema. A expectativa é de participação de profissionais de segurança pública, autoridades governamentais, especialistas em turismo e acadêmicos, que terão oportunidade de compartilhar experiências, insights e soluções inovadoras para os desafios enfrentados na garantia da segurança em destinos turísticos.

Além disto, o simpósio proporcionará um espaço para networking e colaboração entre os participantes, com o objetivo de fortalecer parcerias e impulsionar a implementação de medidas eficazes de segurança em nível global, diz a apresentação do evento. A mobilização contará com participação de estruturas e órgãos públicos e governamentais, voltados à segurança de turistas nos diversos estados da federação, bem como representantes de países da América do Sul.

Já estão confirmados representantes das polícias militar do Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Distrito Federal, Sergipe, Piauí, Amazonas, Tocantins, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e da Delegacia de Atendimento ao Turista da Polícia Civil de São Paulo. A programação inclui palestras e discussões dos mais variados temas, informa a organização.

 

Projeção

A intenção é aumentar a sensação de segurança das famílias que visita as cidades turísticas do país, uma das principais fontes de renda dos países participantes. Entre os objetivos estão compartilhar estratégias eficazes para garantir segurança dos turistas e residentes locais dos destinos e explorar o papel da colaboração entre diferentes agências de segurança pública e stakelholders do setor de turismo.

A iniciativa quer identificar desafios comuns e soluções inovadoras para garantir a segurança e a experiência positiva dos turistas, além de capacitar profissionais do setor com habilidades e estratégias atualizadas para lidar com situações de emergência e segurança. Os debates e discussões vão permitir avaliar a eficácia das medidas de segurança existentes e propor melhorias com base em avaliações e feedbacks dos participantes.

O público alvo são profissionais de segurança pública, responsáveis pela segurança em destinos turísticos, autoridades governamentais locais e regionais, especialistas em turismo e gestão de destinos, acadêmicos e pesquisadores da interseção entre turismo e segurança pública. Também empresas públicas e privadas, gestores do trade turístico e público em geral.

Entre os temas principias a serem abordados estão a recepção e atendimento a turistas em portos e aeroportos, capacitação e treinamento de policiais a atuarem em atendimento à turistas, adequação de fardamento e viaturas para atendimento a turistas. O evento prevê sessões plenárias, painéis de discussão, workshops, estudos de caso e formalização de acordos de cooperação e eventuais convênios.

 

  • Da Redação / Foto: Urbia Cataratas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *