Ocupação dos hotéis mostra que dificuldades da pandemia ficou no passado, diz Ratinho Jr

A ocupação da rede hoteleira de Foz do Iguaçu, que tem dado sinais fortes de recuperação, mostra que as dificuldades da pandemia (especialmente 2020 e 2021) ficou no passado. “Agora, Foz do Iguaçu vive este momento de explosão econômica, de crescimento e de geração de empregos”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), após participar do voo inaugural entre o Aeroporto de Foz do Iguaçu e Montevidéu, no Uruguai, o segundo internacional em menos de 15 dias (o primeiro foi a retomada da rota com Santiago, no Chile). Para o final do ano e início de 2023, o terminal aeroportuário projeta receber 160 mil passageiros.

Na avaliação de Ratinho Junior, todos estes indicadores mostram a que recuperação do turismo “já está acontecendo” e projeta um 2023 muito forte para o setor. “Tenho visto os números da ocupação dos hotéis de Foz do Iguaçu, estamos chegando até a 95%, depende da semana. Isto até Las Vegas (nos Estados Unidos) tem dificuldades de ter este volume de ocupação. É uma demonstração que o turismo voltou com força e aquele passado lamentável que o mundo inteiro passou, ficou para trás”.

Pesquisas do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindihotéis) indicam que a ocupação para o Natal é de 65% e deve chegar a 95% para as tradicionais festas de réveillon, que começam na noite do dia 31 de dezembro e só terminam na madrugada do dia primeiro do próximo ano. Foz do Iguaçu tem uma rede hoteleira formada por mais de 28 mil leitos de hospedagens distribuídos entre 180 estabelecimentos como hotéis, resorts e pousadas.

Na cerimônia de inauguração da nova rota aérea, o governador recordou as obras que estão sendo executadas no destino turístico nos últimos anos, entre elas a que aumentou para quase três mil metros a pista do Aeroporto. “O grande objetivo quando começamos a fazer esta obra da extensão, o aumento da pista, era exatamente este, trazer mais voos internacionais e trazer mais turistas para Foz do Iguaçu”, disse.

 

Malha aérea

“Hoje é mais um grande anúncio (sobre o novo voo). Nós tivemos há poucos dias atrás o anúncio de uma companhia aérea ligando Santiago do Chile a Foz do Iguaçu e hoje ligando Foz do Iguaçu a Montevidéu, no Uruguai e mais quatro rotas do Nordeste que vão vir para Foz do Iguaçu criando um atrativo aos turistas que vão para o Nordeste poderem vir para Foz do Iguaçu”, afirmou.

Para o governador, automaticamente quando você aumenta o volume de turistas, aumenta o volume de investimentos na cidade. “Tanto público como as obras que estamos fazendo aqui, a duplicação da Rodovia das Cataratas, a segunda ponte entre Brasil e Paraguai, que está praticamente pronta, a Perimetral Leste que há 30 anos se falava e agora tiramos do papel, está acontecendo”.

“Isto gera empregos. Com mais turistas é mais empregos também no setor do turismo, são mais empresas de Foz do Iguaçu que vão trabalhar, é o pessoal das vans, é o pessoal dos táxis, do setor hoteleiros que estão sempre anunciando mais investimentos. Foz do Iguaçu é sem dúvida nenhuma a cidade que mais vai crescer no turismo nos próximos 10 anos, fruto deste trabalho estratégico que começamos há três anos”, concluiu o governador.

 

Parceria

O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Lourenço Kuerten, também participou da solenidade. Segundo ele, o grande trabalho da iniciativa privada, apoiada pelo poder público municipal, estadual e até mesmo federal, são as bases para a recuperação do turismo após um período de mais de dois anos de pandemia. “A Prefeitura de Foz, por determinação do prefeito Chico Brasileiro (PSD), sempre buscou o estreitamento do poder público com os empreendedores, no sentido de melhorar as condições de trabalho de todo mundo”,

A intenção é possibilitar que todo o setor tenha condições de ampliar seus atrativos e trazer resultados econômicos melhores ao município e moradores. “Cada vez mais a estrutura e a qualidade no atendimento ao turista, faz com que a gente seja melhor visto dentro e fora do país, atraindo mais turistas e também, por outro lado, atraindo aquelas pessoas que já vieram, para retornar e conhecer os atrativos novos. Nossa meta é ampliar o número de visitantes do destino e o número de diárias que estes turistas passem em nossa cidade”, concluiu.

 

Da Redação / Foto: Gilson Abreu/;AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *