Ministro do Turismo discute estratégias para desenvolver o setor em regiões de fronteira

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, participou da abertura do Seminário de Turismo de Fronteira, nesta quarta-feira (22), em Foz do Iguaçu (PR). O evento reuniu autoridades do Brasil, Paraguai e Uruguai, com o objetivo de discutir problemas em comum, roteiros integrados e estratégias para desenvolver o turismo na região.

Também estavam presentes a ministra de Turismo do Paraguai, Angelita Duarte de Melillo; o ministro de Turismo do Uruguai, Tabaré Viera Duarte; o cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, Alejandro Massucco; e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.

O seminário foi uma prévia para a 29ª Reunião de Ministros do Mercosul, que ocorre nesta quinta-feira (23), no Cineteatro dos Barrageiros, nas dependências da Binacional.

Em entrevista coletiva antes do evento, Celso Sabino afirmou que um dos grandes desafios do Mercosul é facilitar o trânsito de cidadãos entre os países do bloco, permitindo maior rapidez e menor burocracia. “Queremos avançar no sentido de termos um livre acesso nas fronteiras, um fluxo entre turistas que seja dispensado o controle migratório e também alfandegário. Esse é objetivo em comum entre os ministros”, disse.

“Quando você vai para a Europa, por exemplo, entra em um país e depois pode circular livremente por todos os países integrantes do bloco”, reforçou o ministro do Uruguai. “Somos parte de nossos governos e estamos convencidos que temos que trabalhar para melhorar, para resolver, para atender e alcançar esse objetivo.”

Enio Verri observou que a região abriga grandes atrativos turísticos e que superar a burocracia é um desafio de todos os países. “A Itaipu é o melhor exemplo de integração do mundo. Onde dois países (Brasil e Paraguai), com diferenças culturais e sociais gigantescas, têm convido muito bem e alcançado resultados fantásticos”, afirmou.

  • Imprensa de Itaipu / Foto: Kiko Sierich/PTI

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *