Lado argentino das Cataratas do Iguaçu fica fechado dia 2 de novembro, feriado no Brasil

O lado argentino das Cataratas do Iguaçu, com acesso por Puerto Iguazú, ficará fechado no próximo dia 2 de novembro, feriado prolongado de Dia de Finados, que cairá numa quinta-feira, permitindo aos turistas prolongar a permanência no destino até o domingo (5 de novembro). O fechamento é devido a adesão dos guardas-florestais que atuam na unidade, ao novo protesto nacional organizado pela categoria. O atrativo ficou sem público pelo mesmo motivo dia 27 de setembro, gerando reclamações do setor de turismo local.

Os guardas-florestais programam passar o dia na pista do ramal de acesso à Área Cataratas, na Rodovia Nacional 101, para distribuir folhetos e dialogar com os visitantes sobre os motivos da paralisação. O ato quer denunciar, segundo a imprensa argentina, o que os trabalhadores consideram como perseguição judicial a quatro servidores da Administração de Parques Nacionais (APN), que serão julgados em um tribunal da província de Neuquén sob acusação de homicídio culposo (sem intenção de matar).

O processo é o da morte de duas crianças no Parque Nacional Lanín (fronteira entre Argentina e Chile), em 2016, atingidas por uma árvore que caiu após um temporal na região. No entender do Ministério Público (MP) argentino, os servidores poderiam ter agido para evitar a tragédia, argumento rebatido pela defesa dos réus. Além da paralisação no Dia dos Finados, a categoria vai promover ações de sensibilização da comunidade do dia 30 de outubro a 1º de novembro, informando do fechamento e alertando dos riscos jurídicos da categoria no caso dos colegas serem condenados.

 

Contraponto

A Associação de Atrações Turísticas de Puerto Iguazú (ACATI) já emitiu comunicado lamentando a situação dos guardas processados porque “uma condenação do sistema de justiça responsabilizando os trabalhadores dos Parques Nacionais afetaria todas as atividades relacionadas ao turismo”, mas paralelamente “o fechamento do Parque Nacional do Iguazú no Dia Internacional do Turismo afetará diretamente os milhares de visitantes”, que planejam sua viagem com meses de antecedência.

“Eles (os turistas) investem recursos significativos e organizam suas vidas em torno desta experiência única”, destacam. De acordo com o comunicado, é importante ressaltar que as Cataratas do Iguaçu estão abertas o ano todo e isso permite um planejamento responsável. Os representantes do trade turístico dizem não considerar “aconselhável” o fechamento da área protegida, uma vez que afeta toda a comunidade de Puerto Iguazú.

 

  • Da Redação / Foto: PNI Argentina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *