Cataratas recebem mais de 5 mil na Proclamação da República; até domingo são esperados 25 mil

A passarela das Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, precisou ser fechada às 9 horas da manhã desta quinta-feira (16), segundo protocolo para garantir a integridade dos visitantes do local. Isso porque, a vazão d’água começou o dia com mais 9 milhões de litros por segundo. Por medida de segurança, apenas a passarela que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo permanece interditada. O atrativo, na fronteira entre Brasil e Argentina, recebeu mais de cinco mil visitantes no primeiro dia do feriado de Proclamação da República. Até domingo (19), a previsão é chegar a 25 mil.

 

A vazão média d’água das Cataratas do Iguaçu é de 1 milhão e 500 mil litros por segundo. Há cerca de três semanas este fluxo aumentou e permanece muito volumoso. O pico ocorreu dia 30 de outubro com o registro de 24 milhões de litros por segundo, levando parte da passarela do Circuito Garganta do Diabo, no lado argentino do atrativo, que só terminará de ser reconstruída em 2024, conforme o GDia registrou ontem (16). Desde então o fluxo do rio Iguaçu oscila e permanece acima da média, conforme o humor do clima em sua bacia hidrográfica, cujas nascentes estão na região metropolitana de Curitiba.

De acordo com estatística da Urbia Cataratas, no dia do feriado de Proclamação da República, 5.049 ingressaram os portões da área de conservação em Foz do Iguaçu, no trecho das Cataratas do Iguaçu. Deste total, 2.726 eram brasileiros e outros 2.323 indicaram nacionalidade em países da América do Sul e outros continentes. Até o domingo, segundo projeções da concessionária, mais de 25 mil pessoas devem ver ou rever as quedas e aproveitar para outros passeios e culinária do local.

O parque segue aberto para visitação nos mirantes da Trilha das Cataratas e todos os passeios. Para visitar é preciso adquirir o ingresso online pelo site oficial: cataratasdoiguacu.com.br. O trabalho integrado de gestão da unidade de conservação envolve a  equipe técnica da Urbia Cataratas, que cuida da visitação e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão que administra o Parque Nacional do Iguaçu.

 

Black Friday

De olho nos “compristas”, Ciudad del Este preparou a maior Black Friday da história. A feira de ofertas e descontos começou no feriado da República, atraindo milhares de pessoas, provocando congestionamentos a BR-277 na área urbana de Foz do Iguaçu e nas ruas próximas à cabeceira da Ponte Internacional da Amizade. As promoções seguem até sábado (18) envolvendo mais de 70 estabelecimentos e uma estimativa de movimentar mais de US$ 300 milhões (aproximadamente R$ 1,5 bilhão).

 

Roteiro

Outros atrativos também são responsáveis pela procura por Foz do Iguaçu. Além da culinária e charme de Puerto Iguazú, na Argentina, os visitantes aproveitam o Complexo Turístico da Itaipu que inclui o Refúgio Bela Vista, vista panorâmica e visita técnica da barragem da usina, o Marco das 3 Fronteiras, a ponte estaiada da Integração Brasil-Paraguai, a roda gigante, Parque das Aves, o EcoPark  seus atrativos, com destaque para o Museu de Cera. A cidade tem ainda o,Templo Budista, Mesquita Árabe, Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, o Wonder Park com seu Water Show, espetáculo com projeções dos maiores sucessos do cinema, sincronizando imagens e sons, entre outros.

 

  • Da Redação / Foto: Urbia Cataratas/PNI

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *