Cataratas começa semana do “feriadão” da Padroeira com vazão acima da média

O grande volume de chuvas que vem atingindo a bacia hidrográfica do Rio Iguaçu nos últimos dias, manterá a vazão acima da média nas Cataratas do Iguaçu durante a semana do feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida. O espetáculo das águas está ainda mais deslumbrante no atrativo turístico dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira compartilhada entre Brasil e Argentina. No final de semana, a direção do lado argentino adotou o protocolo de segurança e interditou a passarela do Circuito Garganta do Diabo. No lado brasileiro, com previsão de receber 30 mil visitantes no período, a passarela e os passeios pelas trilhas seguem abertos normalmente.

A vazão das Cataratas do Iguaçu estava, no início da manhã desta segunda-feira (9),  com seis milhões de litros de água por segundo, conforme dados da estação meteorológica local da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). O volume é quatro vezes a mais que o normal, de 1,5 milhão de litros de água por segundo, e deve aumentar nos próximos dias, devido a cheia do Rio Iguaçu provocada principalmente pelas chuvas na região da nascente em Curitiba em toda a bacia até o Parque Nacional do Iguaçu.

No domingo (8), a direção do Parque Nacional del Iguazú decidiu fechar, às 14h, a passarela do circuito Garganta do Diabo do lado argentino das Cataratas, com acesso por Puerto Iguazú. A medida segue protocolo de segurança, uma vez que a vazão do atrativo havia passado de 4,7 milhões de litros de água por segundo. O acesso ao local, que leva até o alto da principal queda das do conjunto ficará suspenso preventivamente, porém os circuitos Inferior e Superior, bem como a Trilha Verde e o Trem Ecológico da Selva continuam funcionando sem problemas.

Neste mês de outubro completa um ano da grande cheia do rio Iguaçu, com quase 17 milhões de litros de água por segundo, que levou parte da passarela argentina, cuja reabertura só foi possível no dia 28 de fevereiro deste ano. No lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu, com acesso por Foz do Iguaçu, todas as passarelas e trilhas seguem funcionando normalmente, segundo a direção do Parque e da concessionária Urbia Cataratas, mesmo com a tendência de aumento do volume nos próximos dias.

 

Atenção

Para garantir uma experiência mais completa aos visitantes, a concessionária informa que a área de visitação turística do lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu abrirá uma hora mais cedo, das 8h às 16h, de 12 a 15 de outubro, feriadão de Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Os dias mais tranquilos para a visita deverão ser a quinta-feira (12) e o domingo (15). A expectativa do parque é receber 30 mil visitantes no período.

Todos os passeios do parque estão liberados, incluindo a passarela que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo, o passeio de barco com o Macuco Safari, o Restaurante Porto Canoas e o sobrevoo de helicóptero com a Helisul, garantindo um espetáculo completo para quem visita. Para visitar a unidade de conservação é necessário adquirir o ingresso pelo site oficial, exclusivamente on-line (www.cataratasdoiguacu.com.br/ingressos), com escolha do dia e horário para o passeio. Os ingressos são limitados.

  • Da Redação / foto: Leonel Alves/assessoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *