SESA define em Foz linhas prioritárias de cuidado à saúde no Paraná
O Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde (Sesa), concluiu nesta quinta-feira (23), em Foz do Iguaçu, o último encontro do Planejamento Regional Integrado (PRI), estabelecendo as linhas de cuidado prioritárias para as quatro macrorregiões do Paraná.
O processo de planejamento, iniciado em 10 de novembro, foi construído de maneira ascendente, com a participação de todos os municípios do estado. Os quatro encontros do PRI, parte da organização do Sistema Único de Saúde (SUS), culminaram na definição das Linhas de Cuidado à Saúde que serão priorizadas em cada macrorregião.
Na Macrorregião Oeste, que inclui os municípios das Regiões de Saúde de Pato Branco, Francisco Beltrão, Cascavel e Toledo, a Linha de Cuidado à Saúde da Pessoa Idosa foi escolhida como prioritária. Em encontros anteriores, as macrorregiões Leste, Norte e Noroeste também definiram suas prioridades, optando por Linhas de Cuidado de Doenças Crônicas, Saúde Mental e Cuidado Materno Infantil, respectivamente.
O diretor-geral da Sesa e secretário em exercício, César Neves, destacou a importância do planejamento para fortalecer a Rede de Atenção à Saúde (RAS) em todo o Paraná. Ele ressaltou que a escolha das linhas prioritárias é estratégica e não exclui as demais áreas que continuarão sendo trabalhadas.
As Linhas de Cuidado à Saúde têm como objetivo fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), integrada à Atenção Ambulatorial e Hospitalar. Além das quatro definidas, existem outras, como a da Criança, Mulher, Pessoa com Deficiência, Urgência e Saúde Bucal. Todas são desenvolvidas para orientar as ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, aplicadas por equipes multidisciplinares em cada serviço de saúde.
A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes, enfatizou a importância do trabalho integrado para atender às diversas realidades locais.
- Da redação com AEN