Prefeito Chico Brasileiro anuncia para fevereiro a volta dos atendimentos na UPA do Morumbi

O prefeito Chico Brasileiro adiantou nesta semana que o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Morumbi será retomado em fevereiro. A estrutura de saúde na região leste era pequena e, em 2005 foi unificada com novas salas construídas ao lado para ampliar o atendimento. “Depois passou por outra reforma em 2018 e agora a gente precisou fazer uma reforma exatamente naquela parte mais antiga. No ano passado, havia goteiras nas salas de recepção e de esterilização”.

“Ou seja, estava impossível o atendimento e todos sabem, quando chove vem o mofo, vem toda uma situação desagradável para um ambiente de saúde”, ressaltou Chico Brasileiro no programa “Voz da Comunidade” da União Web TV. As obras na estrutura tiveram início na primeira metade de novembro e vão demandar investimento de aproximadamente R$ 600 mil.

O prefeito informou que tem passado todas as semanas pela UPA, para acompanhar as obras que estão sendo realizadas. “Gostaria de explicar à população que era extremamente necessário paralisar as atividades para melhorar a estrutura da UPA do Morumbi. Todo mundo sabe que era um prédio antigo, funcionava onde antigamente era um pequeno posto de saúde, depois foi feita uma outra unidade próxima, unificada em 2005 para ampliar o atendimento”.

De acordo com Chico Brasileiro, a estrutura do prédio estava ficando insustentável, comprometida. “Tínhamos que parar, inclusive ampliar algumas áreas para melhorar o serviço. É isso que está sendo feito”, ressaltou. O prefeito destacou que a reforma está bem adiantada e toda a cobertura foi trocada por uma estrutura melhor, mais resistente. “Agora está sendo feita a pintura interna. Acredito que até o dia 20, a empresa deve entregar”, disse.

 

Revisões

As obras incluem a revisão da estrutura de gases, fundamental para quem fica internado, para manter em atividade o aparelho respirador dos pacientes. “Temos toda uma estrutura para urgência e emergência na UPA do Morumbi e precisamos fazer toda essa revisão de gases também. Aproveitamos para fazer isso junto com as obras. Não é simplesmente uma pintura ou cobertura, mas sim uma estrutura completa de um serviço complexo de uma unidade de saúde que atende pacientes de urgência e emergência”.

Brasileiro disse que foi informado pelo gerente que a cobertura da estrutura já está pronta agora e os trabalhos estão concentrados na parte interna. “Deve estar pronto lá pelo dia 20 à 25 de janeiro, e aí nossa equipe já vai entrando, montando os aparelhos de ar-condicionado e as estruturas internas para abrir no início de fevereiro, claro quando estiver tudo revisado, equipamentos instalados e funcionando”.

“Acredito que a obra deva terminar nos próximos dias neste mês de janeiro e as atividades reiniciadas em fevereiro. Não posso precisar a data, mas em fevereiro reiniciamos as atividades na UPA do Morumbi com melhores condições de atender a população”, completou.

  • Da Redação / Foto: AMN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *