Casos de dengue avançam nos municípios atendidos pela 9ª Regional de Saúde de Foz

A 9ª Regional de Saúde (9ª RS) de Foz do Iguaçu vem registrando aumento de casos de dengue. Com uma população de 406.054 habitantes, a regional notificou 1.682 suspeitas da doença, com 136 casos confirmados, desde o início do atual período epidemiológico em 1º de agosto. Além de Foz, integram a 9ª RS as cidades de Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu.

A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) divulgou seu boletim semanal, apontando um total de 174 novos casos de dengue em todo o Paraná, sem o registro de óbitos. O estado acumula 1.087 casos confirmados, 9.278 notificações e 4.003 casos em investigação desde o início do período epidemiológico.

Das 399 cidades do estado, 131 tiveram casos confirmados de dengue, e 284 relataram casos suspeitos. Até o momento, as Regionais de Saúde mais afetadas são Maringá (227 casos), Londrina (217 casos), Paranaguá (136 casos) e Foz do Iguaçu (136 casos).

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da zika e chikungunya, mas não houve confirmação de casos de zika durante este período. Quanto à chikungunya, o Paraná registra 132 notificações, com nove casos confirmados, incluindo oito autóctones, e nenhum óbito.

A Secretaria estadual da Saúde está tomando medidas imediatas para enfrentar o surto. Nesta quarta-feira (27), foram realizadas capacitações para profissionais da vigilância epidemiológica, atenção à saúde, controle vetorial e comunicação. Além disso, gestores municipais da 1ª Regional de Paranaguá foram convidados para discutir estratégias de combate às arboviroses devido ao aumento de casos recorrentes.

Na 8ª Regional de Francisco Beltrão, 47 profissionais de diversos municípios se reuniram para discutir a prevenção da doença. Em Castro, nos Campos Gerais, também houve capacitação para profissionais de saúde da 3ª Regional de Ponta Grossa, que apesar de ter poucos casos confirmados de dengue no período anterior, está atenta ao diagnóstico e manejo clínico dos casos notificados.

 

  • Da redação com AEN / Foto: AMN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *