Votação remota vai otimizar trabalhos na Câmara de Foz do Iguaçu

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu deu um passo significativo em direção à modernização e à eficiência legislativa. Sob a liderança do presidente João Morales, foi implantado um sistema que permite aos vereadores participarem das sessões e votarem remotamente, utilizando dispositivos como celulares, tablets ou computadores.

A nova ferramenta, integrada ao painel do plenário e equipada com funções de videoconferência, oferece aos parlamentares acesso completo às informações discutidas durante as sessões. Mesmo distantes fisicamente, eles podem registrar presença, acompanhar debates e votar diretamente na plataforma, com a mesma experiência proporcionada no plenário.

De acordo com o diretor de tecnologia da Câmara Rafael Sanches, a novidade representa um grande avanço. “A gente utilizava um sistema que apenas captava a imagem e o áudio dos vereadores, não permitindo integração. Ele não conseguia saber muitas vezes o contexto do que estava sendo trabalhado dentro do plenário e hoje tem uma integração completa, incluindo o voto pelo sistema remoto”, explica.

Essa solução também reflete o compromisso da gestão atual com a transparência e a sustentabilidade. Segundo João Morales, a modernização tem impacto direto na eficiência dos trabalhos legislativos e na economia de recursos. “Isso é apenas mais uma grande ferramenta. A nossa gestão foi marcada pela grande economia que nós fizemos, pela transparência e pela eficiência. Eu acredito que isso é aquilo que a população espera. É um ganho muito grande que nós tivemos aqui na Casa de Leis”, afirma.

Com essa tecnologia, a Câmara de Foz do Iguaçu amplia a acessibilidade e otimiza o processo de deliberação. O sistema remoto, além de possibilitar votações de qualquer lugar do mundo, também reduz a necessidade de deslocamentos, promovendo práticas mais sustentáveis e condizentes com as demandas contemporâneas.

Da redação com CMFI- Foto : Christian Rizzi/CMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *