Vereadores aprovam reestruturação administrativa na Prefeitura de Foz do Iguaçu
Na sessão extraordinária desta sexta-feira (10), os vereadores de Foz do Iguaçu aprovaram o Projeto de Lei nº 1/2025, que trata da reestruturação administrativa do Executivo municipal. O texto foi aprovado em primeira e segunda discussões com 12 votos favoráveis e dois contrários. A proposta, apresentada pelo Poder Executivo, visa reorganizar a estrutura da Prefeitura, incluindo a criação de novas secretarias e a extinção de outras.
Entre as mudanças, destacam-se a criação das secretarias da Mulher, Transporte e Mobilidade Urbana, e Comunicação e Relações Institucionais. A proposta também prevê a criação do cargo de secretário adjunto na Secretaria de Saúde, responsável pela gestão interna da pasta. Outra novidade é a vinculação do Patronato Municipal à Secretaria de Assistência Social e o reforço ao Gabinete do Prefeito, com a instituição de um secretário executivo.
Por outro lado, o projeto prevê a extinção das secretarias de Transparência e Governança, do Trabalho, Juventude e Capacitação, e de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade. Segundo o texto, as atividades dessas pastas serão realocadas em secretarias já existentes.
A proposta recebeu críticas durante a votação. A vereadora Yasmin Hachem (PV), uma das duas parlamentares que votaram contra o projeto, questionou a extinção de áreas importantes: “Extinguir áreas de direitos humanos, para onde vão pauta LGBT, religiões matriz africanas? Ao invés de extinguir, não seria melhor promover uma melhora delas?”, pontuou.
O vereador Soldado Freut (PL), que votou a favor, defendeu a abertura do Executivo para ajustes na proposta. “O prefeito demonstrou que está aberto ao diálogo, ele não vê problema em mudar o projeto, o que importa é que a cidade não fique parada”, declarou.
Já a vereadora Anice Gazzaoui (PP) celebrou a criação da Secretaria da Mulher, destacando a relevância histórica da iniciativa. “Eu fico muito feliz com um fato histórico, eu como mulher, como vereadora há doze anos, fico feliz por termos a criação da Secretaria da Mulher.”
Além da aprovação do Projeto de Lei nº 1/2025, foi apresentado o Projeto de Lei nº 5/2025, que trata da reorganização de diretorias da Prefeitura de Foz. A matéria agora segue para análise nas comissões permanentes da Câmara.
GDia com CMFI- Foto: CMFI