TJPR libera Sâmis para disputar prefeitura de Foz
A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná acatou nesta segunda-feira (10), por unanimidade, o recurso da defesa do ex-prefeito e pré-candidato Sâmis da Silva (PSDB) e, na prática, o liberou para disputar a prefeitura de Foz do Iguaçu nas eleições de outubro.
Conforme consulta ao Projudi (Processo Eletrônico do Judiciário do Paraná), o recurso (agravo de instrumento) foi provido (admitido, aceito) por 3 a 0, com a relatoria do desembargador Ramon de Medeiros Nogueira.
Mais informações e o inteiro teor da decisão da 5ª Câmara Cível serão divulgadas em seguida pelo TJPR. “É o resultado que esperava justamente no dia de aniversário da minha cidade. Sempre tive fé e confiança que meu nome estará nas urnas nas eleições de outubro. Agora é gastar mais sola de sapato ainda e conversar com o maior número possível de moradores de Foz do Iguaçu”, disse Sâmis da Silva.
Inserções
Nesta segunda-feira, Sâmis da Silva foi protagonista das inserções partidárias do PSDB nas emissoras de TV. Nas peças, Sâmis cumprimenta Foz pelos 110 anos e destaca a história das gerações que construíram a cidade. “Terra de um povo forte, batalhador e acolhedor. A cada dia se escreve um capítulo novo graças a fé e a ousadia da nossa gente. Sigamos juntos a um futuro brilhante e promissor. Retornar, reconstruir e revigorar é o PSDB presente na vida de Foz do Iguaçu”.
Em decisão anterior do mês de abril, o desembargador Ramos Nogueira já havia concedido liminar que suspendia os efeitos da condenação judicial imposta na ação de improbidade em comento, a fim de suspender a sanção de “suspensão de direitos políticos” do ex-prefeito.
Dois turnos
Em 2000, eleito com 38.954 votos, Sâmis da Silva governou Foz do Iguaçu entre 2001 e 2004. Na cidade, se elegeu ainda vereador entre 1993 e 1994 (1.128 votos), deputado estadual (26.218 votos) entre 1995 e 1998. Sâmis disputou ainda a Câmara dos Deputados em 1998 (43.509) e ficou na primeira suplência a reeleição para prefeito em 2004 (63.563 votos) e a prefeitura em 2008 (42,266 votos).
Em 2014, Sâmis se filiou ao PSDB e deve disputar as eleições em aliança com MDB e Solidariedade. “Estou conversando ainda com outros partidos para formar uma frente. As conversas devem se estender até as convenções em julho e agosto, meses das convenções partidárias. O mais importante é firmar o compromisso e ter apoio de lideranças e dos moradores de Foz do Iguaçu”
Como a eleição em Foz do Iguaçu poderá ter dois turnos, o ex-prefeito acredita que no primeiro turno, em 6 de outubro, a maior parte dos partidos deve lançar seus candidatos e para um segundo turno, os grupos políticos vão se aliar entre as duas candidaturas mais votadas. “Isso se não tivermos uma polarização já no primeiro turno. É a primeira vez que Foz tem a possibilidade dos dois turnos”, disse.
- Da assessoria