Ponte da integração representa uma nova era de desenvolvimento e geração de empregos, diz Vermelho

O deputado federal Vermelho, disse que a nova ponte entre Brasil e Paraguai em Foz do Iguaçu, representará um novo ciclo de progresso, desenvolvimento e geração de empregos na região da Tríplice Fronteira.

A obra está prevista para ser inaugurada na próxima segunda feira (12) com a presença dos presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benítez. Iniciada em maio de 2019, a nova ponte tem um custo de R$ 323 milhões e está sendo custeada pela Itaipu Binacional. 

“Trata-se de uma obra emblemática, esperada há mais de três décadas pelos povos dos dois países, que se torna realidade neste final de ano”, diz Vermelho. A ponte tem 760 metros de extensão, com vão-livre de 470 metros e altura média de 60 metros sobre o nível do Rio Paraná. A estrutura vai contar com pista de 3,7 metros de largura em cada faixa, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metros.

Em recente conversa com Bolsonaro, Vermelho obteve a confirmação do evento, mas o Gabinete da Presidência da República ainda não oficializou a inauguração. O presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, deu como certa a inauguração oficial no próximo dia 12. Benítez assegurou o ato durante solenidade na região sul do país.

“A obra será importante para impulsionar o comércio e fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Paraguai”, assegura Vermelho. Além de ampliar as relações entre os dois países, a nova ponte desafogará o tráfego na Ponte Internacional da Amizade, único elo entre os dois países.

“A Ponte de Integração também trará mais conforto e segurança para os turistas. Com a ampliação do Aeroporto, a Perimetral e a duplicação da Rodovia das Cataratas, o setor de turismo ganhará um novo impulso”, explica Vermelho.

Para os caminhoneiros que chegam a enfrentar mais de quatro horas para atravessar a ponte, a nova alternativa será bem-vinda. É mais uma diretriz do governo do presidente Jair Bolsonaro, priorizando recursos para obras estruturantes e que deixem um legado para a sociedade.

Investimentos

A nova ponte está atraindo novos investimentos na região do Porto Meira. Uma das maiores rodas-gigantes da América Latina, com 90 metros de altura já está funcionando. Um grande shopping também está projetado para ser construído nas proximidades. Paralelamente o poder público projeta novas estruturas no Porto Meira, como a revitalização completa do Parque Remador.

“Se os investimentos se confirmarem, a região, que reúne 32 bairros, passará a ter um novo perfil econômico, com abertura de novas frentes de trabalho, geração de riqueza e maior segurança para turistas e moradores”, avalia o parlamentar.

Abertura ao tráfego

Mesmo com a Ponte da Integração pronta, o trânsito de veículos e pessoas não deve ser imediatamente liberado. Na cabeceira brasileira, a Rodovia Perimetral Leste está com menos de 20% do cronograma concluído. No Paraguai, a conexão entre a ponte e o perímetro urbano de Presidente Franco também não foi concluída.

A previsão é que a abertura ao tráfego ocorra de forma gradual ao longo de 2023, à medida que estruturas como pontes, viadutos, aduanas e pátios de fiscalização de caminhões sejam finalizadas nos dois lados da fronteira.

Perimetral Leste segue a todo vapor

Também seguem em andamento as obras na nova rodovia de acesso à Ponte da Integração. O pacote inclui uma ligação entre a BR-277 e o trevo de acesso para a Argentina, por onde será desviado o tráfego dos veículos pesados que circulam entre os dois países.

A Perimetral Leste se soma a um pacote de investimentos da Itaipu Binacional na região que totaliza R$ 2,5 bilhões com a geração de 2.500 empregos diretos e indiretos.

O destaque na rodovia de acesso vai para os avanços no viaduto da BR-277, onde foi realizada a concretagem da primeira viga longarina. Nas novas aduanas paraguaia e argentina, permanecem sendo executados os serviços de terraplenagem, bem como na interseção do acesso à Ponte Tancredo Neves. Também foi construída a estrutura de concreto que servirá como passagem para ciclistas embaixo da rodovia.

Teste de Iluminação

A margem paraguaia de Itaipu divulgou, nessa semana imagens que mostram os testes do sistema de iluminação em LED da Ponte da Integração Brasil–Paraguai.

Os testes estão a cargo do consórcio construtor da ponte, chamando atenção de quem olha em direção ao Rio Paraná no período noturno. De acordo com a Binacional, foram instalados 56 postes ao longo do tabuleiro principal, com dois níveis de instalação de luminárias: um para a pista de veículos e outro para a passarela de pedestres.

Da assessoria

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