Geração de mídias e preparação das urnas na quinta (19); Foz tem 66 locais de votação
A próxima quinta-feira (19) marca o início das cerimônias de geração de mídias e da preparação das urnas eletrônicas (carga e lacração) que serão utilizadas nas eleições municipais do dia 6 de outubro deste ano. O primeiro procedimento deve ser concluído até o próximo sábado (21 de setembro). Já a preparação das urnas tem previsão de ser encerrada até o dia 29 de setembro (domingo). O cronograma de todas as Zonas Eleitorais do estado mostra que as cerimônias podem se estender até o dia 1º de outubro, nos municípios de Paranacity, Piraquara, Londrina e Campina Grande do Sul.
Em Foz do Iguaçu, que este ano poderá ter pela primeira vez na história a eleição do prefeito definida num segundo turno, caso nenhum dos candidatos receba 50% mais um dos votos válidos depositados nas urnas no dia 6 de outubro, mais de 204,3 mil eleitores estão regularmente cadastrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O município dispõe de três zonas eleitorais (46ª, 104ª e 147ª), com 622 urnas espalhadas em 66 locais de votação, além dos 19 mil eleitores de Santa Terezinha de Itaipu distribuídos em 56 urnas em cinco locais de votação.
Geração de Mídias
O procedimento inclui uma cerimônia pública, normalmente realizada nos Cartórios Eleitorais. A geração de mídias é a gravação dos dados necessários nas mídias (espécie de pen-drive) para o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições e é realizada em três formatos. No primeiro, a mídia de carga, que contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, como o número da Seção Eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos e candidatas que concorrerão às eleições.
Já a mídia de votação é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação. Por fim, a mídia de resultado de votação, que é preparada para gravar o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.
A cerimônia de preparação das urnas (carga e lacração dos equipamentos), é o processo de instalação nas urnas dos dados gerados na cerimônia de geração de mídias. Em um ambiente controlado, as urnas são carregadas, com a presença de representantes dos partidos políticos, da OAB e do Ministério Público, de modo a garantir que todos acompanhem a carga e possam checar se os dados estão corretos.
Etapas da carga
1- Preparação das urnas: as urnas são preparadas para receber os dados. Isso inclui a instalação de uma mídia de carga, que é usada para gravar os dados das urnas.
2- Carga das urnas com as mídias de votação e de resultado da votação: as urnas são testadas para garantir que todos os seus componentes estão funcionando corretamente e concluem a sua configuração com todos os dados necessários para ser utilizada no dia da votação.
3 – Depois de receber os dados das mídias, ser configurada e testada, a urna é então lacrada fisicamente.
- Da Redação/ Foto: arquivo