Foz elegeu 21 suplentes estadual e Federal. Quem pode virar deputado?
A possibilidade do jornalista e comunicador Luciano Alves (PSD) assumir uma cadeira na Câmara Federal dos Deputados em 2 de fevereiro próximo movimentou os bastidores da política de Foz do Iguaçu. A notícia mexeu com a imaginação e levou apoiadores se debruçar na prancheta para ver como ficou seu candidato após a totalização dos votos do pleito de 2 de outubro do ano passado. O município elegeu 21 suplentes a deputado estadual e federal. Aqueles nas primeiras posições, logo após os eleitos, tem mais chances de convocação.
Suplente é o candidato que nas eleições proporcionais obteve um número menor de votos que os eleitos, mas suficientes para tomar posse em caso de afastamento temporário ou permanente do titular da cadeira. Para assumir, é preciso ter conquistado 10% do quociente eleitoral, que para estadual ficou em 11,1 mil votos e 20 mil votos para federal. Nas eleições passadas, Foz do Iguaçu reelegeu os deputados federais Vermelho e Fernando Giacobo, ambos pelo PL, e elegeu Matheus Vermelho deputado estadual pelo PP. Luciano Alves ficou na terceira suplência do PSD e deverá assumir a cadeira, uma vez que três eleitos do seu partido irão para o primeiro escalão do governador Ratinho Junior (PSD).
O Governo do Estado terá, nos próximos quatro anos, 24 secretarias, sendo que pelo menos 19 já estão definidas. A composição da Presidência da República, sob a gestão de Lula (PT) e partidos aliados, também entra nesta conta dos apoiadores. O deputado federal reeleito Ênio Verri (PT), por exemplo, está cotado para assumir como diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. Se a previsão se concretizar, Verri terá de renunciar, abrindo vaga permanente para o primeiro suplente da legenda, o ex-deputado estadual Elton Welter.
Além de Verri, os deputados petistas Zeca Dirceu e Gleisi Hoffmann também se reelegeram, a vereadora de Curitiba, Carol Dartora e o deputado estadual Tadeu Veneri, se elegeram para a Câmara. A candidata iguaçuense Valentina obteve mais de 8,2 mil votos e ficou na quinta suplência do partido do presidente Lula, tendo poucas possibilidades de ser convocada para assumir, uma vez que não atingiu os 10% do quociente eleitoral.
Panorama
Ao todo, Foz do Iguaçu elegeu 10 suplentes de deputado estadual e 11 para federal no ano passado. Além composições dos governos estadual e federal, eles poderão se beneficiar em caso de renúncia ou cassação dos mandatos dos titulares. O atual deputado estadual e candidato a reeleição Soldado Fruet (PROS) fez mais de 26,6 mil votos ficando na primeira suplência do seu partido, que elegeu apenas um representante na Assembleia Legislativa.
A ex-secretária de Saúde e primeira-dama de Foz do Iguaçu, a servidora pública Rosa Maria (MDB) fez mais de 24,5 mil votos e também ficou na primeira suplência de seu partido, que elegeu duas cadeiras. O vice-prefeito Delegado Francisco Sampaio (União Brasil) também concorreu para deputado estadual, obtendo mais de 7,5 mil votos, ficando na 19ª suplência.
(Eleição) Foz do Iguaçu elegeu no ano passado 21 suplentes – 10 para deputado estadual e 11 para deputado federal
Suplentes de deputado de Foz do Iguaçu
Estadual
Adriana de Alencar (PDT) – suplente 1.005 votos
Policial Scheila Melo (PSD) – suplente 4.732
Policial Fontana Romar (PP) – suplente 3.379
Rosa Maria (MDB) – suplente 24.588
Luiz do (PT )- suplente 5.618
Alzira Cecchin (Podemos) – suplente 651
Celino Fertrin (Podemos) – suplente 2.044
Sidnei Prestes (Republicanos) – suplente 13.039
Soldado Fruet (PROS) – suplente 26.624
Delegado Francisco Sampaio (União Brasil) – suplente 7.548
Federal
Edna de Baru Mulheres em Luta (PC do B) – suplente 1.157
Pastor Walter Miranda (PROS) – suplente 1.154
Luciano Alves (PSD) – suplente 24.865
Compadre Valentin (Republicanos) – suplente 487
Joel de Lima (Cidadania) – suplente 1.469
Joelson Bolsolavista (PROS) – suplente 2.145
Valentina (PT) – suplente 8.281
Bibiana Orsi (Podemos) – suplente 5.910
Cabo Carlos (PROS) – suplente 9.775
Hamilton Serighelli (PT) – suplente 2.612
João Morales (União Brasil) – suplente 5.101
- Da Redação