Foz elegeu 21 suplentes estadual e Federal. Quem pode virar deputado?

A possibilidade do jornalista e comunicador Luciano Alves (PSD) assumir uma cadeira na Câmara Federal dos Deputados em 2 de fevereiro próximo movimentou os bastidores da política de Foz do Iguaçu. A notícia mexeu com a imaginação e levou apoiadores se debruçar na prancheta para ver como ficou seu candidato após a totalização dos votos do pleito de 2 de outubro do ano passado. O município elegeu 21 suplentes a deputado estadual e federal. Aqueles nas primeiras posições, logo após os eleitos, tem mais chances de convocação.

Suplente é o candidato que nas eleições proporcionais obteve um número menor de votos que os eleitos, mas suficientes para tomar posse em caso de afastamento temporário ou permanente do titular da cadeira. Para assumir, é preciso ter conquistado 10% do quociente eleitoral, que para estadual ficou em 11,1 mil votos e 20 mil votos para federal. Nas eleições passadas, Foz do Iguaçu reelegeu os deputados federais Vermelho e Fernando Giacobo, ambos pelo PL, e elegeu Matheus Vermelho deputado estadual pelo PP. Luciano Alves ficou na terceira suplência do PSD e deverá assumir a cadeira, uma vez que três eleitos do seu partido irão para o primeiro escalão do governador Ratinho Junior (PSD).

O Governo do Estado terá, nos próximos quatro anos, 24 secretarias, sendo que pelo menos 19 já estão definidas. A composição da Presidência da República, sob a gestão de Lula (PT) e partidos aliados, também entra nesta conta dos apoiadores. O deputado federal reeleito Ênio Verri (PT), por exemplo, está cotado para assumir como diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. Se a previsão se concretizar, Verri terá de renunciar, abrindo vaga permanente para o primeiro suplente da legenda, o ex-deputado estadual Elton Welter.

Além de Verri, os deputados petistas Zeca Dirceu e Gleisi Hoffmann também se reelegeram, a vereadora de Curitiba, Carol Dartora e o deputado estadual Tadeu Veneri, se elegeram para a Câmara. A candidata iguaçuense Valentina obteve mais de 8,2 mil votos e ficou na quinta suplência do partido do presidente Lula, tendo poucas possibilidades de ser convocada para assumir, uma vez que não atingiu os 10% do quociente eleitoral.

 

Panorama

Ao todo, Foz do Iguaçu elegeu 10 suplentes de deputado estadual e 11 para federal no ano passado. Além composições dos governos estadual e federal, eles poderão se beneficiar em caso de renúncia ou cassação dos mandatos dos titulares. O atual deputado estadual e candidato a reeleição Soldado Fruet (PROS) fez mais de 26,6 mil votos ficando na primeira suplência do seu partido, que elegeu apenas um representante na Assembleia Legislativa.

A ex-secretária de Saúde e primeira-dama de Foz do Iguaçu, a servidora pública Rosa Maria (MDB) fez mais de 24,5 mil votos e também ficou na primeira suplência de seu partido, que elegeu duas cadeiras. O vice-prefeito Delegado Francisco Sampaio (União Brasil) também concorreu para deputado estadual, obtendo mais de 7,5 mil votos, ficando na 19ª suplência.

 

(Eleição) Foz do Iguaçu elegeu no ano passado 21 suplentes – 10 para deputado estadual e 11 para deputado federal

 

 

 

Suplentes de deputado de Foz do Iguaçu

 

Estadual

Adriana de Alencar (PDT) – suplente 1.005 votos

Policial Scheila Melo (PSD) – suplente 4.732

Policial Fontana Romar (PP) – suplente 3.379

Rosa Maria (MDB) – suplente 24.588

Luiz do (PT )- suplente 5.618

Alzira Cecchin (Podemos) – suplente 651

Celino Fertrin (Podemos) – suplente 2.044

Sidnei Prestes (Republicanos) – suplente 13.039

Soldado Fruet (PROS) – suplente 26.624

Delegado Francisco Sampaio (União Brasil) – suplente 7.548

 

Federal

Edna de Baru Mulheres em Luta (PC do B) – suplente 1.157

Pastor Walter Miranda (PROS) – suplente 1.154

Luciano Alves (PSD) – suplente 24.865

Compadre Valentin (Republicanos) – suplente 487

Joel de Lima (Cidadania) – suplente 1.469

Joelson Bolsolavista (PROS) – suplente 2.145

Valentina (PT) – suplente 8.281

Bibiana Orsi (Podemos) – suplente 5.910

Cabo Carlos (PROS) – suplente 9.775

Hamilton Serighelli (PT) – suplente 2.612

João Morales (União Brasil) – suplente 5.101

 

  • Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *