Chico Brasileiro vai entregar reforma da nova UPA do Morumbi dia 5 de fevereiro

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) recebeu nesta terça-feira (30) um grupo de vereadores para uma visita técnica às obras de melhoria na Unidade de Pronto Atendimento Walter Cavalcante Barbosa, na região Leste de Foz do Iguaçu. A UPA do Morumbi, como é conhecida, será reaberta no início de fevereiro. “Estamos trabalhando para o mais breve possível, montando os equipamentos, toda equipe de servidores e funcionários já estão trabalhando aqui para organizar os serviços e no máximo na segunda-feira dia 5 reiniciaremos as atividades”, assegurou Chico Brasileiro.

A visita técnica junto com os vereadores, segundo Chico Brasileiro, foi para “que a Câmara Municipal acompanhe, para que veja o trabalho que está sendo feito e que a gente possa ter este planejamento de reinício das atividades da UPA o mais breve possível. Então, o objetivo desta visita técnica é exatamente dar transparência nos trabalhos”, ressaltou.

A UPA do Morumbi é referência em saúde pública na região leste, que concentra o maior número de moradores de Foz do Iguaçu. Participaram da agenda os vereadores João Morales (União Brasil); presidente do legislativo; o líder do Governo, vereador Alex Meyer (PP), Edivaldo Alcântara (PTB), Kalito Stoeckl (PSD) e Rogério Quadros (PTB) e os secretários Andrey Bachixta (Planejamento) e Cesar Furlan (Obras).

 

Vazamentos

O prefeito ressaltou que as obras foram executadas em diversas áreas da unidade de saúde, mas que o principal gargalo era o telhado precário da UPA. “Uma cobertura antiga, inadequada, que infelizmente acabou trazendo vários problemas decorrentes das chuvas que terminaram provocando mofo em forros e paredes, provocando desgaste dos próprios materiais e também muitas vezes inviabilizando os espaços de atendimento”.

“A cobertura toda foi feita nova, com material mais adequado para estar bem protegido e também foi feito uma revisão da rede de gases medicinais que são necessários para uso da unidade de saúde e também as adequações gerais e necessárias para que possamos ter um atendimento assistencial adequado”, frisou Chico Brasileiro.

 

Readequação

A estrutura de saúde era pequena e, em 2005 foi unificada com novas salas construídas ao lado para ampliar o atendimento. Depois passou por outra reforma em 2018, sem incluir a parte mais antiga. “Estava impossível o atendimento e todos sabem, quando chove vem o mofo, vem toda uma situação desagradável para um ambiente de saúde”, ressaltou o prefeito.

As obras iniciaram em novembro e demandaram investimento aproximado em R$ 600 mil. Os recursos foram destinados através de um Termo de Conversão de Área (CA), procedimento administrativo regulamentado em fevereiro do ano passado e que está viabilizando mais de R$ 27 milhões em obras que já estão em andamento.

 

  • Da Redação / Foto: João Basileu

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *