Airton José apresenta projeto de mobilidade sustentável para Foz do Iguaçu
O candidato à prefeitura de Foz do Iguaçu, Airton José (PSB), e o vice, Deoclecio Duarte (AVANTE), propõem um estudo aprofundado no setor de mobilidade, a tratar-se de um segmento muito amplo e que impacta a vida do cidadão, seja no transporte ou no trânsito.
Criar um novo “terminal rodoviário urbano” está nos planos do candidato, com base em facilitar o acesso dos usuários e também na alimentação das linhas e percursos. Airton sempre passa um olhar na inovação e sustentabilidade o que proverá além da agilidade, conforto e segurança não somente aos usuários, mas ao meio ambiente e a todos os demais que utilizam as ruas e avenidas de Foz.
“O novo terminal se aplicará a um modelo de urbanismo inteligente, incorporando soluções ecológicas como sistemas de coleta de água para reutilização, instalação de placas fotovoltaicas para a geração de energia, iluminação LED e informações gerais quanto aos percursos. Medidas assim elevarão os padrões urbanos de nossa cidade, com eficiência, sustentabilidade e isso propõe uma melhor qualidade de vida para a população”, disse Airton. O candidato pensa no futuro e o novo terminal deve possuir lastro de integração com “o novo”, e propostas encaradas por muitos como futuristas, mas que em verdade, são plenamente realizáveis, como o uso de tecnologia avançada e a introdução de ônibus elétricos na frota.
Um terminal eficiente vai além da mobilidade urbana; será um motor de desenvolvimento local, com o foco na acessibilidade universal. O projeto beneficiará pessoas com deficiência, idosos e todos os cidadãos, garantindo acesso inclusivo aos espaços públicos e promovendo maior autonomia para diferentes grupos populacionais. Quando a mobilidade é premiada com avanços assim, o uso no transporte público é naturalmente ampliado e a medida contribui com a vazão em horários de pico, uma vez que menos veículos disputarão o espaço, o que é confortável, seguro e ecológico.
Outro ponto de destaque é a implementação de Wi-Fi totalmente conectado, permitindo acesso instantâneo à internet, facilitando conectividade com o trabalho e estudo. A implantação de tecnologias inteligentes está transformando o futuro das cidades, com transporte público além de eficiente e sustentável, economicamente viável. É um compromisso com o IDSC – Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, um programa da ONU, onde Foz não obtém uma colocação favorável.
A modernização do transporte é um passo essencial no desenvolvimento econômico e social de Foz do Iguaçu, abrindo mais oportunidades para seus cidadãos e empresas. Por meio de propostas claras e realistas, Airton José e Deoclécio Duarte percorrem a cidade, ouvindo a população, observando de perto as dificuldades enfrentadas e pensam, e, com qualidade de gestão, pensam em cada uma das soluções. Foz de toda a gente! Mais desenvolvimento econômico, social e oportunidades a todos.
- Da assessoria