PRF bate recorde com 284 toneladas de drogas apreendidas no Paraná em 2024
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alcançou um marco histórico em 2024 com a apreensão de 284 toneladas de drogas nas rodovias do Paraná. O volume representa um crescimento de 45% em relação a 2023, ano que também havia sido recordista com 195 toneladas. Este resultado é fruto de uma abordagem mais especializada, integrando avanços tecnológicos e inteligência policial.
A maconha liderou as apreensões, somando mais de 280 toneladas, um aumento de 46% em comparação ao ano anterior. A cocaína, com 3,6 toneladas apreendidas, teve crescimento de 34%. “Das 280 toneladas de maconha, pelo menos 73% foram localizadas graças ao trabalho de inteligência policial. Na cocaína, esse percentual sobe para 88%”, informou a PRF.
Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a PRF foi responsável por 57% das drogas apreendidas no Paraná entre janeiro e novembro de 2024. Foram 257 toneladas de drogas de um total de 444 toneladas retiradas de circulação por todas as forças de segurança do estado.
Prisões e o trabalho de inteligência
Com o aumento nas apreensões, o número de traficantes presos também cresceu 23%, saltando de 576 em 2023 para 711 em 2024. A maioria dos detidos (85%) é composta por homens. Além disso, as operações frequentemente envolvem situações de risco, como perseguições em alta velocidade, exigindo da PRF medidas de segurança reforçadas.
“O trabalho de inteligência exerce um papel crucial, orientando abordagens mais assertivas e aumentando a probabilidade de localizar atividades criminosas”, destacou um porta-voz da corporação.
Contrabando de cigarros e DEFs em alta
O Paraná também lidera nacionalmente em apreensões de cigarros contrabandeados, com mais de 29 milhões de maços recolhidos em 2024. O contrabando de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), conhecidos como cigarros eletrônicos, teve um salto de 250%, atingindo mais de 525 mil unidades apreendidas. Estes dispositivos, cuja comercialização é proibida no Brasil, são considerados uma ameça à saúde pública. Estudos apontam que cada “recarga” desses cigarros pode conter a quantidade de nicotina equivalente a 30 cigarros convencionais.
Armas e munições
Outro destaque é a apreensão de 132 armas de fogo e 1.366 munições, incluindo 46 armas longas de alto poder destrutivo. Essas armas geralmente são direcionadas a grupos criminosos em grandes centros urbanos, intensificando os conflitos de segurança pública.
O trabalho da PRF no Paraná reflete um esforço conjunto das forças de segurança para reduzir o tráfico de drogas, armas e produtos contrabandeados no país.
Da redação com PRF-PR- Foto: PRF-PR
________________________________________