Polícia de Trânsito de CDE fiscaliza motos irregulares; 65 apreendidas em uma hora

Os agentes da Polícia Municipal de Trânsito de Ciudad del Este realizaram no final de semana uma fiscalização na Avenida San José para localizar motociclistas infratores. Em apenas uma hora de procedimento, a blitz durou das 22h às 23h de sábado (13) e contou com o apoio da Polícia Nacional. Foram apreendidas 65 motocicletas, cujos condutores circulavam sem capacetes de proteção e coletes refletores. As motos, muitas utilizadas no transporte de passageiros pelas ruas da cidade e Ponte Internacional da Amizade, foram levadas ao pátio da Prefeitura, onde os proprietários deverão pagar multa para retirá-las.

O local escolhido para a fiscalização, em frente a uma hamburgueria conhecida de Ciudad del Este, tornou-se uma verdadeira “zona vermelha”, onde nos finais de semana não faltam motociclistas que correm, geram barulhos irritantes com seus roncos potentes e quase sempre se envolvem em brigas, informou o jornal La Clave. A denúncia dos moradores locais repercutiu, especialmente nas redes sociais, resultando em uma operação.

A ação, segundo a imprensa do Paraguai, envolveu 50 agentes da Polícia Municipal de Trânsito e da Polícia Nacional. Também participaram da blitz outros 30 integrantes da Polícia Nacional, liderados pelo Comissário Carlos Barboza, chefe de serviço da Diretoria de Polícia do Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, unida à Foz do Iguaçu pela Ponte internacional da Amizade.

A falta de capacete e de coletes refletivos foram as principais irregularidades que resultaram na apreensão de 65 motocicletas que, transportadas em um caminhão com rampa a serviço da Prefeitura Municipal. Os proprietários já estavam autorizados a retirar os veículos a partir das primeiras horas da manhã de ontem (15). Para isso, será necessário pagar as multas e deixar as mesmas em bom estado.

 

Procedimento

A ação de sábado foi a segunda para combater a presença de motos irregulares circulando nas ruas de Ciudad del Este. A primeira operação foi realizada na última quarta-feira (10) na Avenida Julio César Riquelme, no bairro Ciudad Nueva. Na ocasião, o procedimento ocorreu no período da tarde, e 45 motocicletas foram apreendidas em meia hora.

O aumento na fiscalização contra motos e motociclistas irregulares foi anunciado pelo prefeito Miguel Prieto e teve início a partir de 10 de janeiro. Os controles são para verificação e aplicação de sanções àqueles que circulam sem capacetes de proteção, excesso de passageiros, coletes refletivos e outros elementos de segurança viária.

De acordo com a Prefeitura de Ciudad del Este, a intenção é garantir que, principalmente, os motociclistas cumpram as normas de trânsito, a fim de evitar acidentes e mais mortes na cidade. Muitos destes veículos apreendidos são utilizados para transporte de passageiros pela Ponte Internacional da Amizade, a fronteira terrestre brasileira com maior fluxo de pessoas.

 

  • Da Redação / Foto: Jornal La Clave

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *