Forças de segurança apreenderam mais de 21 toneladas de drogas em Foz em 2023
Mais de 21 toneladas de entorpecentes foram retiradas de circulação pelas forças de segurança de Foz do Iguaçu em 2023. Os números são provenientes de um levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná (Sesp), através do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape).
A maior parcela do montante corresponde a fardos e tabletes de maconha, que ultrapassou 20,5 toneladas recolhidas. No balanço aparece ainda pouco mais de 500 quilos de cocaína, 114 quilos de crack, além de 90 comprimidos de ecstasy e 1000 pontos de LSD.
Diversas são as estratégias utilizadas pelos criminosos na tentativa de burlar a fiscalização. Por este motivo o investimento em tecnologia e integração das forças de segurança é tão importante para acabar com o tráfico de drogas e outros ilícitos, especialmente nas regiões de fronteira, onde há várias portas de entrada. A utilização de cães farejadores também é uma tática bastante eficaz.
Conforme o balanço, os meses de junho e novembro lideram o volume de apreensões de entorpecentes no ano passado. As regiões dos bairros Três Lagoas, Centro e Vila Portes são as que detêm o maior número de ações, tanto por flagrante, quanto aquelas que ocorreram durante operações previamente planejadas.
No Paraná um total de 195.000 quilos foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal. Esse resultado, que inclui maconha, cocaína e crack, representa um novo recorde histórico de apreensões feitas pela PRF no estado. Até então, o maior montante havia sido registrado em 2020, quando 148 toneladas foram apreendidas.
A droga mais apreendida em 2023 pela PRF no Paraná foi a maconha e seus derivados (192 toneladas), seguida por cocaína (2,7 toneladas) e pelo crack (859 quilos). No total, 576 pessoas foram detidas pela PRF por tráfico de drogas no estado.
- Da redação /Foto: Sesp