Palavra Livre

Destino do Mundo

O deputado Matheus Vermelho (PP) apresentou projeto de lei que institui o título de “Destino do Mundo” a Foz do Iguaçu. “Foz é o maior potencial de turismo do Paraná e fora as capitais, desponta no cenário nacional como a cidade mais procurada e visitada por turistas estrangeiros no Brasil”, diz o deputado.

 

Destino II

“Na retomada do turismo no pós-pandemia, há uma grande mobilização governamental e da iniciativa privada a fim de atrair mais investimentos e visitantes para Foz do Iguaçu, ações essas que resultarão em desenvolvimento, geração de emprego e renda com reflexos para todo o Paraná”, completa Matheus Vermelho.

 

Reposição

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) reajustou em dois  por cento, os salários dos servidores municipais, do grupo regido pela CLT e aos ocupantes dos cargos de provimento em comissão, funções gratificadas e plantões.

 

Precarizados

O presidente da CUT-PR, Marcio Kieller, disse que a central está preocupada e que busca organizar os trabalhadores informais que não são CLT. “O ultimo congresso da CUT colocou a discussão dos trabalhadores precarizados que trabalham em plataformas. Por isso, inclusive, o Ministério do Trabalho criou um GT de trabalhadores em plataforma”, afirma. Desse grupo de trabalho fazem parte ainda a discussão sobre a valorização do salário mínimo e a valorização das negociações coletiva. Outra tarefa da CUT, segundo Kieller, busca a reestrturação da economia solidária.

 

Combate à desinformação

A chapa 1 que disputa a eleição do Sismufi esclarece que a escolha dos representantes das chapas que organiza as eleições é tomada pela Comissão Eleitoral, composta por representantes das duas chapas candidatas, que pauta sobre como serão os procedimentos no dia da eleição. O uso de táxis, por exemplo, foi deliberado por esta o translado das urnas fixas, medida consensual. “Aproveitamos para reiterar que o processo democrático para a escolha de representantes sindicais, mais do que em qualquer outro processo eletivo, precisa ser pautado na verdade, na ética e respeito mútuo. Servidores, busquem analisar e averiguar as informações que recebem para evitar distorção de fatos”, defende a chapa 1.

 

Turismo sustentável

A deputada Maria Victoria (PP) apresentou projeto de lei que prevê a criação das Comunidades Turísticas Sustentáveis no Paraná e do selo paranaense “Comunidade Turística Sustentável”. O objetivo, segundo a parlamentar, é incentivar atividades com potenciais turísticos sustentáveis, gerando empregos, renda e novas oportunidades. Entre os locais que podem se adequar à lei estão a Colônia Witmarsum, Foz do Iguaçu, a região do Cânion do Guartelá, Guaraqueçaba e as Ilha do Mel e de Superagui.

 

Boiadeira

O deputado Zeca Dirceu (PT) destacou que a pavimentação e restauração da Estrada da Boiadeira atingiu 99,8% de conclusão, segundo o DER. Para terminar, restam apenas a implantação dos últimos dispositivos de drenagem e o serviço de proteção vegetal, que engloba plantio de árvores e hidrossemeadura através do jateamento de sementes para garantir a vegetação natural no entorno da rodovia.Até o momento, foram investidos R$ 281 milhões, com recursos bancados pela Itaipu.

 

Is fora

A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, defendeu que o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), se afaste da pasta após a revelação que usou voo da FAB para ir a São Paulo e participar de leilões de cavalos de raça. “Olha, em situações como essa, eu acho que o ministro devia pedir um afastamento para poder explicar, justificar, se for justificável o que ele fez. Isso impede o constrangimento de parte a parte”.

 

Tem falha aí

O TCU confirmou que houve falha no processo que transformou a Copel em companhia de capital disperso e sem acionista controlador, operação que representa a privatização da estatal pelo governo do Estado. Os ministros do TCU referendaram manifestação dos técnicos do tribunal, que apontaram uma série de irregularidades no processo, e determinaram que a decisão seja comunicada à Aneel e também à Copel.

 

No governo

Três ex-deputados foram nomeados no Governo do Estado. Nelson Luersen (União Brasil) será diretor de Operações do Detran. Adelino Ribeiro (PSD) foi nomeado assessor da Casa Civil e Dr. Batista (União Brasil) foi nomeado também assessor da Casa Civil, com lotação no Núcleo Regional de Maringá. Ele será o chefe-regional do órgão.

 

Michele na Itaipu

Um encontro dos deputados Luciano Ducci (PSB), Arilson Chioratto (PT) e o ex-deputado Michele Caputo (PSDB) causou no centro cívico. Michele Caputo pode ser indicado para o Conselho de Administração da Itaipu Binacional. O ex-deputado Pedro Guerra é apontado para assumir a Diretoria Financeira da binacional.

 

Aprovado

O nome do deputado federal Enio Verri (PT-PR) foi aprovado pela Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional para a diretoria-geral da Itaipu Binacional. Além Verri, a ENBpar aprovou os nomes do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da ministra de Gestão, Esther Dweck, para integrar o Conselho de Administração da usina. Os decretos que oficializam as nomeação deve ser assinados pelo presidente nas próximas horas.

 

Chapa

O vice-presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar dos Santos, registrou sua chapa na eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios do Paraná. Intitulada “Juntos, construir o Paraná que queremos!”, a chapa tem 75 integrantes – nove do Conselho Diretor, 10 do Conselho Fiscal e 56 dos Comitês Permanentes.

 

Melhor da América do Sul

O Hotel das Cataratas ganhou o título de melhor hotel da América do Sul pelo sexto ano consecutivo pelo Forbes Travel Guide. O hotel é o único do Brasil e da América do Sul a ser avaliado com cinco estrelas, cotação máxima do guia, que está em sua 64ª edição. Um time de inspetores profissionais viaja o mundo, de forma anônima, para avaliar hotéis, restaurantes e spas com base em 900 padrões objetivos que determinam as categorias: cinco estrelas, quatro estrelas e recomendados.

 

Reabilitado

O ministro do STJ, Ribeiro Dantas, anulou a condenação do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, em uma ação penal da Operação Lava Jato por lavagem de dinheiro. “Trata-se de um momento histórico por ter finalmente reconhecido, após anos de prisão ilegal de Delúbio, a ilegalidade e arbitrariedade que revestiram a Lava Jato durante estes anos. Com essa decisão, Delúbio não ostenta mais qualquer condenação criminal ou antecedente negativo”, disse o advogado do petista, Pedro Paulo de Medeiros.

 

Reorganização

Em entrevista aos jornais do Paraná, a qual a coluna teve acesso, o deputado federal Beto Richa, presidente do PSDB do Paraná, adianta que o partido terá convenções municipais em agosto e que até lá a sua principal tarefa é reorganização dos diretórios das 399 cidades do Paraná. “Nas eleições de 2024, o PSDB está disposto a conversar com todas as forças democráticas. Respeitadas as condições locais, vamos buscar o diálogo com os partidos que estiveram dispostos a construir conosco chapas competitivas de candidatos a prefeito, candidatos a vice e candidatos a vereadores”.

 

Sem perdão

O que o tucano não perdoa são as ações deletérias do ex-procurador Deltan Dallagnol, deputado federal do Podemos, e do ex-juiz Sérgio Moro, senador do União Brasil, que comprometeram sua eleição ao Senado em 2018. “Há muitos detalhes que ainda vão aparecer nessa longa lista de irregularidades e crimes cometidos pela Lava Jato. Pode esperar. Teremos novidades, mais esclarecedoras ainda num curto espaço de tempo. E é preciso que isso venha a público para que essa gente não continue a enganar a população”.

 

Sem alinhamento

Beto Richa diz ainda que o PSDB não fará oposição sistemática, mas que o partido não terá alinhamento automático ao governo Lula e que o principal nome tucano para as eleições presidenciais de 2026 é do governador Eduardo Leite (RS).

 

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Maria Tereza Vasquez

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *