Palavra Livre

Lideranças

Eduardo Pimentel (PSD) em Curitiba, Tiago Amaral (PSD) em Londrina e Elizabeth Schmidt (UB) em Ponta Grossa confirmaram as projeções dos institutos de pesquisa na eleição de segundo turno no Paraná. Pimentel tem 40 anos e Amaral, 38 anos, são as novas lideranças no estado.

 

Abstenção

A abstenção foi maior no segundo turno do que no primeiro: Curitiba (30,37% – 432.408 eleitores não votaram),  Londrina (30,94% – 123.662 eleitores não votaram) e Ponta Grossa (26,69% –  69.241 eleitores não votaram). Cristina Graeml (PMB) – 390.254 votos e Maria Tereza (PP) – 111.464 votos, fizeram menos votos do que as abstenções em Curitiba e Londrina.

 

Quem sobe

Após o resultado das eleições (primeiro e segundo turnos), os atores da política local que ganham projeção para 2026: Ratinho Júnior (PSD), Rafael Greca (PSD), Alexandre Curi (PSD), Leonaldo Paranhos (Podemos), Filipe Barros (PL), Fernando Giacobo (PL), Ricardo Barros (PP) e Santin Roveda (UB).

 

Na Fazenda

O general Eduardo Castanheira Garrido Alves é o nome mais cotado para assumir a Secretaria da Fazenda no governo do General Silva e Luna (PL) em Foz do Iguaçu. Outros três militares devem compor o secretariado do prefeito eleito: Jorge Ricardo Aureo Ferreira, Arceli Pedrozo de Oliveira e Paulo Sergio Castello Branco Tinoco Guimarães.

 

Antecipou

O prefeito eleito General Silva e Luna (PL) anunciou na sexta-feira (25), o empresário Jin Bruno Petrycoski para a Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu. Silva e Luna antecipou a indicação de Petrycoski, diretor do Movies Cars, devido às especulações de outros nomes para dirigir a pasta.

 

Mapa

Com a vitória de Eduardo Pimentel em Curitiba e Tiago Amaral em Londrina, o PSD vai comandar 164 das 399 prefeituras paranaenses nos próximos quatro anos –  41,1% das cidades O PP vai administrar 61 municípios (Maringá é o maior), o PL  elegeu 52 prefeitos (Cascavel e Foz do Iguaçu), MDB (30), UB,(30 – Ponta Grossa), Republicanos (14), PSB (14), PSDB (9), Podemos (8), PDT (5) e PT (3).

 

Mapa II

No Brasil, são 885 prefeitos eleitos pelo PSD, MDB (856 ), PP (747), UB (584 ), PL (516), Republicanos (433 ), PSB (309), PSDB (273), PT (252), PDT (151), Avante (136), Pode (127), PRD (76), SD (62), CD (53), Mobiliza (21), Novo (19), PCdoB (19), PV (14), Rede (4), Agir (3), DC (2), PMB (2) e PRTB (1).

 

Com mandatos

Na Assembleia Legislativa com a eleição de Tiago Amaral (PSD) em Londrina, o segundo suplente, Wilmar Reichembach (PSD) assume a partir de 2025. O primeiro suplente, Pedro Paulo Bazana (PSD), já ocupa vaga de Márcio Nunes (PSD), secretário do Turismo. No primeiro turno, o deputado Marcel Micheletto (PL) e Douglas Fabrício (CD) foram eleitos prefeitos de Assis Chateaubriand e Campo Mourão. As duas cadeiras deverão ser ocupadas pelos suplentes: Jairo Tamura e Dr. Leônidas, respectivamente.

 

Na Infraestrutura

O prefeito eleito Silvio Barros (PP) anunciou o administrador Vagner Mussio na Secretaria de Infraestrutura de Maringá. Mussi comandou a Secretaria Municipal de Serviços Públicos entre 2008 e 2014, e agora acumulará a gestão da Secretaria de Limpeza Urbana e a coordenação da Defesa Civil. “A questão da arborização e da limpeza pública foram reivindicações constantes dos maringaenses durante a campanha”, disse Silvio Barros.

 

Candidatos

Em 2026, devem concorrer à Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa: Maria Tereza (PP), Marcelo Belinati (PP), Paulo Martins (PL), Chico Brasileiro (PSD), Ulisses Maia (PSD), Paulo Mac Donald (PP), Airton José (PSB), Cristina Graeml (PMB), Zé Elias (UB), Ricardo Nascimento (PSD), Yasmin Hachem (PV), Mabel Canto (PSDB), Joce Canto (PP), Jasson Goulart (Republicanos), Guilherme Kilter (Novo), Deivid Wisley (Republicanos), Jessicão (PP), Mário Verri (PT) e Eder Borges (PL).

 

Meu senador

O presidente estadual do PL, deputado Fernando Giacobo, já trata o deputado Filipe Barros (PL) como “meu senador”. Filipe Barros é um dos vitoriosos da eleição de Tiago Amaral (PSD) a prefeitura de Londrina e responsável pelo apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao prefeito eleito.

 

Suspensa

O Boca Santa adianta a suspensão da licitação da prefeitura de Campo Mourão para gestão da limpeza pública. A decisão é da liminar do juiz Ferdinando Scremin Neto que atendeu pedido da SW – Centro de Valorização e Gestão de Resíduos. A alegação é de irregularidades nas exigências do edital de licitação. A concorrência prevê um contrato que, em 30 anos, pode chegar a R$ 1 bilhão. A licitação teve abertura dos documentos em agosto e tem duas empresas na disputa – uma de São Paulo e outra de Santa Catarina.

 

Meu garoto

“Ele foi preparado por mim. Ele compreende perfeitamente a necessidade da igualdade de oportunidades para todos. Ele compreende o que a Márcia Huçulak e eu fizemos na pandemia. Ele compreende a grande força das mesas solidárias gratuitas, de darmos de comer a quem tem fome, de darmos de beber a quem tem sede, de termos a misericórdia de quem, por morar mais longe, não pode pagar o que pagam os moradores do Batel” – do prefeito Rafael Greca (PSD) ao comentar a eleição de Eduardo Pimentel (PSD) em Curitiba.

 

Jamais

“Alguns votaram contra nós porque são néscios, não compreendem que a justiça social é o grande futuro do Brasil, que nós precisamos viver numa sociedade fraterna, humanitária, igualitária. O Eduardo Pimentel não poderá jamais, sob pena de pecado grave, ter alguma postura de extrema-direita”, disse ainda Greca.

 

Pior de tudo

“O que me frustra não é o ódio que as pessoas estão vendendo ou tentando disseminar contra o PT. O que me assusta é um programa como o Bolsa Família ser tão odiado por uma elite que todo dia joga comida fora” – do presidente Lula que completou 79 anos no domingo (27).

 

Renovação

O presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri, vai renovar por mais um ano o convênio Mais Ideb nos Municípios Lindeiros com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. O projeto atende 35 mil alunos da educação básica de 16 cidades com a distribuição de materiais pedagógicos e capacitação de professores. O atual convênio tem vigência até dezembro, com investimentos de R$ 24 milhões da binacional.

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *